As fitas de LED surgiram como uma nova maneira de adicionar luz à decoração. Destacando-se pela versatilidade, elas podem ser aplicadas em várias combinações: no interior de balcões, molduras e marcações, além de criar um estilo único.
Um ambiente bem iluminado se transforma, automaticamente, em bem decorado. Até porque um apê com uma iluminação eficiente consegue transformar qualquer decoração. Então, é aí que entram as fitas de LED para facilitar (e mudar) a sua vida!
O que é uma fita de LED?
Ela é, literalmente, uma fita adesiva que tem de um lado uma superfície colante e do outro LEDs. A iluminação se dá por pequenas “lâmpadas”, também são chamadas de chips, que podem ter potência e capacidade de iluminação conforme a sua necessidade. Elas funcionam tanto para decorar quanto para melhorar a visibilidade.
Como usar a fita de LED?
A fita de LED surge para realçar os elementos de decoração e arquitetura do ambiente. Ela pode ter a função de luz suave, discreta e indireta. De modo prático, você pode utilizá-la em sancas de gesso, corredores, escadas, móveis, espelhos, nichos, entre outros.
Quais são os tipos de fita de LED?
Existem no mercado os mais variados modelos de fitas de LED. Eles se diferem, principalmente, pela cor e potência.
Sobre a cor, existem três opções:
- branco frio, que emite uma luz branca e marcante;
- amarelado ou branco quente: semelhante à lâmpada incandescente, que funciona perfeitamente para criar um efeito aconchegante e intimista.
- colorida ou RGB: possui as três cores do sistema, que são vermelho, verde e azul.
Já sobre a potência, existem também três modelos que diferem as fitas de LED e você pode escolher pela versão 110v ou 220v. A fita de 4,8 w por metro, também conhecida como 3528, é a mais usada nos projetos de decoração. Ainda existe o modelo 7,2 w por metro, ou 5050, que possui uma intensidade de luz mais forte, sendo indicada quando a intenção é potencializar a iluminação de um determinado local.
E quais são as vantagens das fitas de LED?
Além da facilidade na instalação, já que a maioridade delas é vendida em modelo com adesivo, alguns pontos se destacam:
- sofisticação e estilo para os ambientes
- versatilidade na decoração
- durabilidade
- produto sustentável
- economia de energia
- não produz raios UV e não aquece
Agora que você se interessou um pouco mais sobre iluminação, que tal aprender mais? Dependendo da intensidade da luz que você usa, é possível imprimir diferentes estilos nos cômodos da casa. Descubra como esse detalhe pode mexer com as sensações da casa.