Para além de checar a aparência, o espelho também serve para dar uma sensação de amplitude e funcionalidade ao lar. Decorar com esse estiloso item continua sendo uma tendência internacional e pode trazer mais beleza e um design diferenciado para os cômodos. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas de como usar o acessório para dar aquela renovada na sua decoração.
É fundamental que o espelho do banheiro seja funcional
A primeira coisa que costumamos fazer de manhã é escovar os dentes, lavar o rosto e…olhar no espelho. Para essa rotina matinal, o ideal é ter um modelo que esteja colocado na parede ou porta do armário. O toque de elegância até pode ser dado com formatos quadrado, retangular ou redondo, mas o importante mesmo é que ele seja colocado acima da pia. Se você tiver um lavabo, é possível ousar, por exemplo, com um espelho estilo veneziano, com moldura retrô, em madeira, em sisal, etc. Tudo vai depender do estilo que você quiser imprimir no espaço. Mas, para o banheiro do dia a dia, o melhor é investir em modelos mais simples e funcionais. Veja aqui mais dicas para deixar o seu banheiro maior e mais bonito.
Dê mais charme e amplitude à sala de jantar
Como o objetivo de um espaço para refeições não é o de ficar se admirando, os espelhos têm a função puramente decorativa ou, diz o Feng Shui, para trazer abundância. Em uma parede única, você pode brincar com tamanhos, formatos e molduras diferentes. Isso ajudará a trazer uma sensação de modernidade e amplitude ao ambiente. Nas salas em geral, você pode conseguir um ar sofisticado e contemporâneo usando espelhos com bordas lapidadas, bisotadas/chanfradas ou facetadas. Essas técnicas nada mais são do que desenhos que conferem angulação, delicadeza e requinte às peças.
Em escritórios, opte por modelos fixados
Se você precisa se movimentar bastante em um cômodo, o ideal é parafusar todos espelhos, até mesmo os que ficam apoiados no chão. Em quartos de crianças pequenas, então, isso é fundamental. Evite também colocar as peças próximas a portas ou armários, pois corre-se o risco de quebrá-las com o movimento de abre e fecha.
Em quartos pequenos, coloque o espelho nas portas dos armários
Se você precisa otimizar espaço, colocar espelhos nos guarda-roupas é uma tática perfeita para dar a ilusão de que o quarto é maior do que realmente é. Além disso, fica muito mais fácil usá-lo na hora de se arrumar e maquiar, pois eles podem ocupar toda extensão das portas. Outra forma de usar as peças é posicioná-las na parede de trás ou nas laterais da cabeceira, desse modo você consegue um efeito visual moderno com muito mais funcionalidade. Para quem é adepto da decoração Feng Shui essa é, inclusive, a forma mais correta de usar espelhos no quarto, pois eles não refletem a imagem da cama, o que é considerado prejudicial à saúde. Quando a finalidade do espelho for só a de se arrumar, coloque-o sobre uma cômoda ou penteadeira.
Os espelhos trazem beleza, amplitude e funcionalidade aos ambientes. Mas tudo o que é demais pode provocar um efeito inverso. Além disso, avalie a qualidade da peça, pois há opções que distorcem a imagem e outras que nem são exatamente um espelho (que é feito de vidro). Normalmente com preços menores, esses itens são feitos de acrílico ou de um tipo de plástico ainda mais inferior. O problema dessas opções é que elas tendem a amarelar com o tempo, criar manchas escuras e quebrarem com mais facilidade. Ou seja, escolha bem as peças, estude com calma onde vai instalá-los e avalie a forma correta de fazê-lo para não colocar em risco a sua família. O bom é que eles nunca saem de moda e se adequam aos mais diferentes projetos de décor.