As tendências de decoração não param. Prova disso é que especialistas já estão antecipando as tendências de decoração 2023. Com a cor lavanda digital já anunciada como o tom do ano, muitos deles prevêem lares mais funcionais aliados à uma simplicidade requintada, conforto e tranquilidade. 

A decoração vai primar por elementos que remetem à natureza

Assim como em 2022, a simplicidade e valorização dos elementos naturais na decoração devem perdurar. Ao site idealista News, a famosa decoradora portuguesa Ana Borges – que já decorou a casa de muitas celebridades mundo afora – antecipa como tendência a decoração com muita madeira, pedra e materiais orgânicos. Segundo ela, ao contrário do minimalismo, o toque de personalidade dos cômodos virá através de objetos impactantes e cores vibrantes. Ah… e a luz natural deve ser usada para deixar os espaços “menos monótonos”. 

Ambientes mais acolhedores e funcionais

Para a decoradora o maior erro das pessoas “é comprar peças avulsas, por impulso ou porque está barata”. Os impulsos, aliás, podem comprometer toda a decoração. Investir em peças funcionais e harmoniosas é o segredo para quem tem um orçamento apertado, mas pensa redecorar um espaço. O lema é: não vai usar, não compre! Dê preferência por comprar móveis mulfuncionais, que cumprem função dupla nos ambientes otimizando espaços.  

Os tons terrosos, verdes e azuis, também, serão tendências de decoração 2023

A natureza ainda pode se refletir nas cores escolhidas para os ambientes. Essa tendência estará presente desde o bege até o marrom, mas tendendo para os tons mais acinzentados, delicados e leves. As cores neutras claras e pastéis suaves da paleta do azul claro e verde podem ser usados em harmonia com os terrosos quentes para trazer o máximo de luminosidade e leveza aos cômodos. Os móveis em madeira clara ajudam a reafirmar o clima reconfortante. 

Cozinhas fechadas voltam como uma das tendências de decoração em 2023

Na pandemia, muitos resolveram integrar a cozinha à sala, mas – em contrapartida – outros muitos também já estão voltando a “fechá-la”. As cozinhas do tipo americanas são ótimas para ambientes pequenos, mas isso pode se tornar um problema quando não é possível manter tudo arrumado ou o sistema  de ventilação não é assim tão eficiente. Por isso, se você não tem condições de investir em uma obra, o ideal é deixar qualquer tipo de bagunça longe dos olhos das visitas, que no pós-pandemia você já pode receber.

Adaptação da decoração às necessidades físicas e emocionais

Cada vez mais, as casas estão se transformando em verdadeiros oásis particulares e,  nessa busca, os ambientes visam aconchego. As salas e varandas viraram espaços de lazer e convivência. Lá podem estar mini bibliotecas, o espaço para fazer yoga, o cantinho do pet e as plantas, que continuam em alta na decoração de todos os ambientes.
Que tal já ir se preparando para arrasar com as tendências de decoração 2023? Avalie o seu estilo, veja quais as tendências que mais combinam com você e coloque a “mão na massa”. Se precisar de uma ajuda, veja aqui como deixar o seu apê mais funcional.