Ter o controle das próprias finanças ainda é o desejo de muitos brasileiros. Aliás, para a maioria dessas pessoas, isso é o que falta para realizar o sonho da casa própria. Por isso, métodos como o Kakebo são tão bem-vindos. Vem conhecer como essa abordagem japonesa pode te ajudar a alcançar o tão desejado equilíbrio financeiro. 

Origem do Kakebo

kakebo
Kakebo: Agenda de finanças pessoais (Foto: Reprodução/Blog de Helê Alvarenga)

A palavra deriva do termo japonês “kakeibo”, que significa “livro de contas da economia doméstica”. Originário do Japão no início do século XX, o Kakebo foi criado pela jornalista e escritora japonesa Hani Motoko. Inspirado pelos princípios de simplicidade e autoconsciência, o método é projetado para auxiliar na criação de um orçamento doméstico consciente, promovendo uma relação saudável com o dinheiro e incentivando a poupança de forma prática e sustentável.

Como Funciona o Kakebo?

kakebo

O método opera com base em quatro pilares fundamentais: 

  • Anotar suas despesas diárias;
  • Registrar seus objetivos financeiros;
  • Refletir sobre seus hábitos de consumo;
  • Fazer ajustes para alcançar equilíbrio financeiro. 

Por meio de um diário financeiro (o Kakebo), os praticantes são encorajados a examinar suas despesas com atenção, identificar padrões de gastos desnecessários e estabelecer metas realistas para economizar e investir.

Quais são os benefícios do método?

Assim como a maioria das técnicas para a organização financiera – como a 50-30-20 -, a prática regular do Kakebo pode promover a consciência dos gastos, incentivar a reflexão sobre prioridades financeiras e ajudar a estabelecer hábitos mais saudáveis de consumo.

Além disso, a simplicidade e clareza do método tornam mais fácil acompanhar o progresso rumo às metas financeiras estabelecidas. Após avaliar e organizar o diário, certamente, as pessoas têm noção clara de sua vida financeira. Assim, sucessivamente, experimentam uma melhoria significativa em sua gestão financeira e na relação com o dinheiro.

Como utilizar o Kakebo para se organizar e comprar um apartamento?

kakebo

Adquirir um imóvel pode ser um grande desafio financeiro, especialmente para aqueles que enfrentam limitações orçamentárias. Os princípios do Kakebo ajudam a se planejar de forma estratégica para alcançar esse objetivo. Abaixo estão algumas dicas práticas de como usar o método a fim de viabilizar a compra de um apartamento:

1. Estabeleça metas claras

Defina um objetivo financeiro específico para a compra do apartamento, determinando o valor necessário para a entrada, taxas e despesas adicionais. Estabeleça metas realistas e mensure seu progresso regularmente por meio do Kakebo.

2. Acompanhe suas despesas diárias no Kakebo

Registre todas as suas despesas de maneira detalhada no seu diário financeiro do Kakebo. Identifique áreas em que é possível reduzir gastos e realocar esses recursos para sua poupança destinada à compra do apartamento.

3. Priorize economias

Determine um montante fixo a ser poupado regularmente e incorpore essa reserva como uma despesa fixa em seu orçamento, garantindo um progresso consistente em direção ao seu objetivo.

4. Reduza despesas desnecessárias

Analise seus hábitos de consumo e identifique áreas em que é possível cortar gastos supérfluos. Elimine despesas não essenciais e foque em priorizar suas economias para a compra do apartamento.

5. Busque alternativas de fontes de renda

Considere a possibilidade de aumentar sua renda através de freelancers, trabalhos extras ou outras atividades remuneradas. Aumentar suas fontes de renda pode acelerar a realização do seu objetivo.

6. Consulte um especialista financeiro

Caso sinta dificuldades em equilibrar suas finanças e planejar a compra do apartamento, busque orientação. Um profissional poderá ajudá-lo a desenvolver um plano personalizado e estratégias para alcançar suas metas.

Lembre-se de que a jornada para adquirir um imóvel requer paciência, comprometimento e uma abordagem organizada. O método é apenas uma ferramenta valiosa que pode te auxiliar nesse processo. Mas certamente ao adotar essas dicas e aplicar os princípios do Kakebo de forma consistente e disciplinada, você estará mais preparado para superar as limitações financeiras e concretizar seus sonhos.