Você está querendo poupar dinheiro para comprar o primeiro apê, mas não anda sobrando nada no final do mês? Talvez esteja na hora de pensar em fazer uma renda extra. E não estamos falando em fazer uma jornada dupla, daquelas que te deixa sem tempo para mais nada. Existem atividades que podem ser feitas em poucas horas, nos intervalos do trabalho ou, até mesmo, aos finais de semana. Confira a seguir algumas ideias para dar aquele plus nos seus rendimentos mensais.

Analise o seu perfil, habilidade e talentos antes de colocar a “mão na massa”

Sabe quando você ouve alguém dizer que “não vende água nem no deserto”? Então… mas quem disse que todo mundo tem que ter tino para venda? Por isso, antes de se aventurar em uma nova atividade, você deve avaliar bem as suas aptidões. Assim, certamente vai descobrir o que pode fazer para incrementar a sua renda. 

Se você trabalha como contador pode fazer, por exemplo, Declarações de IR ou planejamentos financeiros para terceiros. Não é preciso vender,  apenas oferecer o serviço, pois o conhecimento você já tem e a demanda também!

Use seus talentos domésticos para ganhar renda extra

renda extra

Todo final de semana você faz uma elogiada feijoada para o almoço em família? Que tal começar a vender essa iguaria para outras pessoas? Comece anunciando para os vizinhos. Você pode, inclusive, pedir para que eles mandem os próprios potes e cobrar apenas pela quantidade de comida enviada. Isso vai eliminar o seus gastos com embalagem e ainda evita o desperdício.

E essa ideia pode se expandir para outros setores. Você cuida das suas plantas decorativas ou arruma armários como ninguém? Tem vocação para cuidar de cachorros? Que tal oferecer a sua ajuda para quem não tem tempo ou disposição para isso? É só entender o que quer, o que gosta de fazer e, assim, precificar esse trabalho. 

Estude os seus possíveis clientes e concorrentes para aprimorar sua renda extra

Uma forma de saber se o que você está oferecendo está abaixo ou acima do valor de mercado é comparar com o cobrado por outros profissionais da sua área. Converse com consumidores que acreditam ter o perfil do seu produto, pesquise nas redes sociais o interesse pelo que você está vendendo e, se for preciso, aprimore o seu serviço antes de oferecê-lo. 

Mas atenção, pois se tem muita gente na região vendendo o mesmo serviço que você, isso significa que o mercado pode já estar saturado. No entanto, não se deixe abater! Não é preciso trocar o produto ou o serviço que oferece, é interessante apenas repensar alguns caminhos e investir em maneiras para se destacar.

Tenha confiança para cobrar pelo seu serviço

A única pessoa que tem o direito de dizer quanto vale o seu trabalho é você. Quando se vende algo, é importante levar alguns fatores em consideração na hora de atribuir um valor, por exemplo, o preço da matéria-prima, transporte, fornecedores e tudo aquilo que ajuda o produto chegar até o consumidor. Mas e quando o trabalho não envolve um item físico, mas sim, um serviço? É complexo atribuir valor a um trabalho intelectual, como uma consultoria para jardinagem. Por isso, é preciso ter segurança do serviço que está oferecendo e defender com tranquilidade o preço que definiu para ele.

Dê valor ao seu trabalho! Isso já vai ajudar as pessoas a enxergarem e darem a mesma importância. Contudo, se ainda estiver inseguro com a cobrança, pesquise na Internet por tabelas por horas, cargos e salários para que consiga fazer um comparativo e chegue, assim, a um valor que esteja confortável para você.

Cobre o serviço extra com base no valor da sua hora de trabalho

Se você já usa as suas habilidades em um trabalho fixo, mas quer usar as habilidades para ganhar um dinheiro a mais, use o valor do seu salário para calcular o quanto vale cada hora trabalhada. Por exemplo, caso você trabalhe em uma empresa como eletricista e ganhe um salário mínimo: divida o valor do salário fixo (R$1212,00) por horas de trabalho mês (ex.180h). Isso dá um valor por hora de R$ 6,73.

Após o cálculo, entenda quanto tempo gasta para desenvolver cada serviço extra e, só então, dê o seu preço ao cliente. Como é um trabalho realizado fora do expediente, você pode cobrar a mais já que, geralmente, ele é feito a domicílio, à noite, aos finais de semana etc. Ah… E não se esqueça de colocar todos os seus custos na ponta do lápis. Mesmo que o produto oferecido não exija matéria-prima palpável, existem gastos externos como água, internet, luz, aluguel, entre outros, envolvidos na produção. 

Invista a renda extra

A gente torce e acredita que o seu negócio vai prosperar rapidamente, mas… não se deslumbre com isso! Não pegue o lucro do dia e saia gastando, por exemplo, no primeiro fast food que ver pela frente. Lembre-se do seu objetivo, da sua meta e dos motivos que o levaram a fazer renda extra. Não adianta nada começar a ganhar dinheiro e gastar com a mesma velocidade. 

Em primeiro lugar, crie uma conta remunerada ou investimento com liquidez diária para guardar e investir o seu dinheiro. Confira aqui 4 dicas de investimentos para juntar dinheiro e comprar o apê e como economizar ou até mesmo ter uma conta corrente gratuita.

Outra dica é não contar com esse dinheiro para as dívidas do dia a dia. Para isso, você já tem o seu salário. A não ser que essa seja a razão pela qual você decidiu buscar maneiras de gerar uma renda extra. 

Quando o assunto é dinheiro, também vale a pena conhecer (e aplicar) as quatro leis do dinheiro!

A qualidade do seu serviço será o diferencial

Sempre traga novidades para os seus clientes. Estude, incremente o trabalho com novas dicas, invista em embalagens diferentes, faça promoções temáticas… Enfim, aumentando o valor do seu produto, consequentemente, isso aumentará a sua lucratividade. A propósito, já falta pouco tempo para o Natal… Que tal fazer um enfeites para vender? Veja como

Lembre-se do seu trabalho principal

Fazer coisas novas é muito bom e traz um gás novo para vida, mas… Não deixe pra lá a sua principal fonte de renda. Lembre-se que atualmente o que lhe permite fazer renda extra é a segurança do seu trabalho. Então, se organize e não misture as coisas: não leve trabalho para casa e nem trabalho extra para o escritório.

Pode ser que em algum momento as coisas se invertam e o seu extra passe a ser a sua principal fonte de renda. Mas é preciso ter muita calma e planejamento nessa hora: o foco agora é somar, não perder.

Gostou das dicas? Então veja aqui 5 dicas para ganhar renda extra. Aí é só fazer um bom planejamento, inspirar boas energias e partir para a ação!