A conta corrente é uma velha conhecida e se estabeleceu como uma forma prática de movimentar dinheiro no dia a dia. No entanto, alguns bancos colocam altas taxas nesse tipo de serviço. Mas você sabia que existem bancos que não fazem tais cobranças? Os bancos digitais possuem diversas vantagens que ajudam você a economizar dinheiro. Além disso, mesmo nas instituições tradicionais, há como ter uma conta corrente sem pagar tarifa, conforme estabelece a lei nº 3.919 de 2010, criada pelo Banco Central. 

Mesmo que aparentemente o valor não seja alto, somar todas as tarifas pagas ao longo do ano te dará a dimensão do quanto você poderia economizar para investir no que realmente importa, por exemplo, no seu sonho da casa própria. Saiba como conseguir a gratuidade e comece já a poupar uma graninha no seu orçamento mensal!

Conta corrente sem tarifa com os bancos digitais

conta corrente

Os bancos tradicionais, geralmente, cobram um valor mensal para oferecer serviços como saques e transferências. Dependendo do preço, no final do ano essas taxas que parecem inofensivas podem gerar um rombo no seu planejamento financeiro. Uma solução para esse problema é criar uma conta digital gratuita e usufruir da isenção de tarifa sobre esse serviço.

Dessa forma, é possível reduzir mais uma despesa da sua planilha de gastos e  economizar dinheiro para uma meta pessoal, como fazer uma viagem ou, quem sabe, juntar para dar como entrada no financiamento da sua casa

Conta corrente básica do banco central também é opção gratuita

A legislação garante a todo brasileiro  o direito de abrir uma conta corrente gratuitamente, portanto, os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços essenciais sem cobrança de qualquer tarifa. O intuito dessa decisão é promover a inclusão financeira, que integra um dos objetivos da agenda do Banco Central. 

Para padronizar esse serviço, o Banco Central definiu os serviços que devem compor o pacote essencial. Batizada popularmente de conta básica, ela dá acesso aos seguintes serviços:

  • Fornecimento de cartão de débito; 
  • Fornecimento de segunda via do cartão; 
  • Realização de quatro saques por mês no guichê ou caixa eletrônico; 
  • Duas transferências entre contas da mesma instituição por mês; 
  • Fornecimento de dois extratos da conta mensalmente; 
  • Realização de consultas e pagamentos de contas pela internet ilimitadas; 
  • Fornecimento anual de extrato consolidado; 
  • Compensação de cheques;
  • Um talão de cheque com 10 folhas por mês.

Vale ressaltar que se você quiser aumentar o limite da quantidade desses serviços ou caso precise fazer transferência para uma conta de outro banco, por exemplo, será necessário pagar as taxas determinadas pela sua instituição financeira. No entanto, mesmo neste caso, é possível fazer o pagamento avulso, apenas pelo serviço excedente utilizado. Só vale considerar uma mudança de categoria na conta se os excedentes forem muitos ou passarem a ser frequentes, pois o preço de um serviço avulso costuma a ser maior do que quando ele está dentro de um pacote.

Cartão de crédito também pode ser “na faixa”

conta corrente

A anuidade do cartão é uma cobrança do banco responsável pelo uso do seu cartão de crédito. Na maioria dos casos, essa tarifa é cobrada automaticamente e já consta na fatura do cartão, aumentando o valor a ser pago. Este é mais um caso que pode comprometer as suas finanças. 

Nos bancos digitais, geralmente não há tarifa sobre os cartões de crédito e você ainda pode gerenciar os gastos realizados por um aplicativo, controlando melhor as suas despesas. Além disso, em alguns bancos digitais, é possível antecipar o pagamentos das faturas e ganhar descontos por essa ação, fato que auxilia o consumidor a economizar dinheiro. 

Se o seu cartão for de bancos tradicionais, verifique se há meios de isenção do valor da anuidade. Às vezes, essa tarifa pode ser abonada a partir de um valor mínimo de compras feitas com o cartão ou mesmo devido a um bom relacionamento com a bandeira. Não custa tentar, não é mesmo?

Coloque seu dinheiro para trabalhar para você

Como ensina uma das quatro leis do dinheiro, é preciso pôr o seu dinheiro para trabalhar por você. Em algumas opções de contas digitais o dinheiro em conta é automaticamente corrigido pelo CDI, sem custo. Em determinados momentos da economia, isso pode ser bem vantajoso em comparação ao dinheiro parado em uma conta corrente tradicional. Ou seja, além de se livrar das tarifas, você ainda consegue fazer seu dinheiro render. 
São pequenas mudanças como essa que te ajudam a economizar dinheiro e realizar os seus sonhos mais rapidamente.