As lâmpadas aparentes transcenderam a função básica de iluminação e assumem o papel de protagonistas na decoração de interiores. Atualmente, os elementos de iluminação que incorporam lâmpadas de filamento, como pendentes, lustres, abajures, arandelas, luminárias de mesa e de piso, estão em destaque na criação de ambientes que vão desde os modernos e contemporâneos até os industriais, descolados e minimalistas

Com designs especiais que valorizam as formas distintas das lâmpadas, esses produtos encantam ao revelar a magia de seus desenhos luminosos. Confira as dicas a seguir para fazer da lâmpada um elemento decorativo estratégico.

O que são lâmpadas de filamento?

As lâmpadas de filamento, disponíveis em versões LED ou carbono, se tornaram tendência na decoração. Com fios de luz, essas peças transbordam charme. Perfeitas para iluminação decorativa e de apoio, são especialmente indicadas para ambientes sociais e espaços destinados ao descanso. 

Tais lâmpadas não apenas proporcionam a iluminação adequada, mas também adicionam um toque íntimo e aconchegante. Ao adotar essas luminárias, você transforma seus momentos de convívio e relaxamento ainda melhores. 

Onde colocar as lâmpadas aparentes?

Projeto de Oliva Arquitetura (Foto: Emerson Rodrigues)

Essas lâmpadas são perfeitas para iluminar momentos especiais, criando uma atmosfera acolhedora e relaxante. A sugestão é colocá-las em salas de estar e jantar, proporcionando a luz ideal para encontros descontraídos entre amigos ou jantares românticos à luz suave. 

Seu charme também se estende à cabeceira da cama, oferecendo uma iluminação suave e aconchegante para aqueles momentos de relaxamento. Posicioná-las acima de mesas laterais é uma escolha inteligente para quem busca um momento tranquilo de leitura.

O recomendado é escolher lâmpadas com temperatura de cor branca quente (2400K a 3000K) para garantir a harmonia no ambiente. Essa tonalidade suave contribui para uma atmosfera agradável e convidativa. 

Por outro lado, as lâmpadas de filamento não são a escolha mais adequada para ambientes como escritórios, cozinhas, lavanderias ou locais que exigem uma iluminação intensa, a menos que sua presença seja mais decorativa e o espaço conte com outras fontes de luz. Em situações assim, é mais apropriado optar por lâmpadas bulbo leitosas, que apresentam uma tonalidade menos amarelada e favorecem uma atmosfera propícia para maior concentração, recomendam os consultores especialistas da loja.

Como usar as lâmpadas aparentes?

No banheiro

As lâmpadas aparentes têm um charme próprio, tão cativante que, em muitos casos, dispensam até mesmo o uso de uma luminária adicional. Em um banheiro minimalista, por exemplo, você pode optar por um modelo mais substancial posicionado sobre a pia, proporcionando uma iluminação direta e elegante. Uma dica valiosa: escolha um suporte confeccionado com materiais interessantes, como os metálicos, por exemplo, para agregar ainda mais estilo à sua escolha luminosa.

Na sala de jantar

Projetos das arquitetas Gisele Bizzo e Luciana Ballio (Foto: Emerson Rodrigues)

É possível criar uma atmosfera acolhedora e elegante na sala de jantar ao escolher pendentes com lâmpadas aparentes para iluminar a mesa. Estrategicamente posicionados, os pendentes desempenham a função prática de iluminação, mas também se tornam elementos decorativos marcantes. 

Uma abordagem dinâmica e cheia de personalidade pode ser explorada ao escolher pendentes de diferentes tamanhos e lâmpadas de distintos formatos, pois existem variados desenhos no mercado. Essa variedade eleva o visual da sala de jantar e também adiciona um toque descolado.

No quarto

As lâmpadas aparentes por si só, atraem olhares. Ao combiná-las com luminárias de desenhos simples, então, é possível criar uma harmonia visual que destaca ainda mais a beleza delas. Uma luminária com estrutura de metal dourado posicionada na mesa de cabeceira tem o poder de adicionar um toque refinado ao ambiente.

Você também pode optar por um modelo de lâmpada em tamanho generoso e suspendê-la lateralmente à cama, utilizando um gancho ou outro suporte adequado, como uma arandela. Neste contexto, a escolha por uma peça de madeira é ideal para criar um clima acolhedor ao espaço.

Na cozinha

Uma abordagem popular na cozinha é a instalação de luminárias pendentes sobre a ilha ou a bancada, utilizando lâmpadas de filamento para criar uma iluminação focal. Além de fornecer a luz necessária para atividades culinárias, essas lâmpadas adicionam uma estética vintage e elegante, transformando a área de preparação de alimentos em um ponto de destaque visual.

Agora que você já sabe como integrar as lâmpadas aparentes na sua decoração, que tal saber também como escolher uma luminária de mesa ideal para a sua casa?