O Morango do Amor se tornou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, cativando milhares de pessoas com sua estética apetitosa e pitada nostálgica com uma releitura da clássica Maçã do Amor. E que tal experimentar trazer a paleta de cores do doce para a decoração? Para entrar na onda e deixar a sua casa digna de uma trend viral, o S&M traz dicas da neuro-arquiteta Cris Paola.

Por que o Morango do Amor se tornou tão popular?

morango do amor
Foto: Rodrigo/ Adobe Stock – gerada com IA

O sucesso viral se deve, principalmente, ao apelo visual do doce. Segundo Cris, a combinação vibrante do morango envolto pelo brigadeiro branco e finalizado com a calda brilhante cristalizada de açúcar criam uma imagem que é, ao mesmo tempo, apetitosa, elegante e ousada. “Essa mistura é muito ativa e harmoniza muito bem. Por isso, pode ficar muito interessante nos ambientes”, diz, afirmando ser possível usar o hype como inspiração para transformar a decoração do apartamento, adaptando as cores que tornaram o doce tão famoso.

A paleta de cores do Morango do Amor

paleta de cores do morango do amor
Foto: H_Ko/ Shutterstock

Para começar, é fundamental entender a paleta de cores que tornou o doce tão popular. Vale lembrar que o toque nostálgico se deve ao fato dos tons serem os mesmos da Maçã do Amor, um clássico das festas juninas brasileiras. Aliás, as comidas costumam inspirar e ser uma tendência de décor. Contudo, a proposta é traduzir as cores do Morango do Amor para a sua decoração, criando um ambiente que evoca, ao mesmo tempo, a doçura e o visual marcante do doce.

Leia também: Veja aqui como trazer a alegria das frutas para sua decoração

Vermelho intenso

Imagem gerada por Inteligência Artificial

A cor principal – inspirada na calda – traz o brilho. Muitas confeiteiras, inclusive, usam glitter comestível para um “glam” especial. Além disso, o tom pode variar entre um vermelho brilhante para tons de cereja – como na decoração Cherry Red -, marsala ou beterraba. Cris, no entanto, aconselha usar a cor com parcimônia. “Em ambientes pequenos, crie um ponto focal, como uma parede que não seja muito grande. O tom fica ótimo no hall de entrada ou sala de estar”.

E que tal arrematar o visual com uma composição de quadros? A especialista em cores, porém, ressalta que não se deve nunca usar o tom no quarto por ser altamente estimulante. “Se não, a pessoa não vai conseguir descansar”, alerta. 

Para saber um pouco mais sobre as sensações que as cores podem estimular e a melhor forma de combiná-las, vale a pena conhecer a decoração dopamina e a colorimetria.

Creme

Imagem gerada por Inteligência Artificial

No Morango do Amor, a textura do brigadeiro branco contrasta com o efeito crocante do açúcar caramelizado, além de trazer a suavidade da cor para a intensidade do tom vermelho brilhante. Na decoração, isso não é diferente! Para amenizar o vermelho intenso, use o branco, off-white ou creme, que ficam perfeitos para paredes, móveis grandes como sofás e estantes. Eles servem como tela, trazendo luminosidade e amplitude aos ambientes, permitindo que o vermelho se destaque sem sobrecarregar o espaço. Cris sugere, ainda, mesclar as cores, tanto na parede, como nos acessórios. “O creme ameniza, suaviza, trazendo equilíbrio e um toque acolhedor ao ambiente. Essa dualidade pode ser apresentada em um tapete estampado, almofadas ou cortinas”, exemplifica.

Vermelho morango

Imagem gerada por Inteligência Artificial

No doce, o morango é um elemento surpresa, trazendo o “azedinho” e frescor. É o que chamamos de vermelho inesperado. Por isso, use o tom em detalhes que chamam a atenção, como almofadas, quadros, vasos, luminárias ou até mesmo lustres. 

Segundo a neuroarquitetura, a cor é utilizada para influenciar o comportamento e as emoções das pessoas em um ambiente. E os tons quentes, como o vermelho, são considerados estimulantes e energizantes. “No Feng Shui, essa é considerada a cor do fogo, que pode estimular a criatividade e o entusiasmo. Por isso, é maravilhosa para decorar o escritório”, diz Cris, autora do livro “Sua casa tem alma – guia prático de Feng Shui”.

Toques de verde

Imagem gerada por Inteligência Artificial

Muitas confeiteiras arrematam o seu doce com o cabinho do morango in natura. Na decoração, também é possível trazer um toque de frescor ao ambiente com a cor verde. Portanto, use-a em pequenos detalhes, como plantas naturais, vasos, ou até em objetos de decoração. Essa cor complementa o vermelho e o branco, criando um equilíbrio visual e uma sensação de naturalidade.

Leia também: Parede verde: traga a cor da natureza para dentro de casa

Usar a paleta de cores do Morango do Amor requer cautela

Foto: Pixel-Shot/ Shutterstock

A conjunção dos tons é interessante, mas é preciso usá-la com consciência. Uma dica é se atentar aos detalhes para trazer mais harmonia ao ambiente, sem excessos. Para isso:

  • Pense em tecidos como linho, algodão, lã e veludo. Materiais naturais como madeira clara, vime e cerâmica também se encaixam perfeitamente na estética, adicionando uma sensação de aconchego e autenticidade.
  • Na cozinha, aposte nas cores em detalhes como cadeiras, eletrodomésticos ou acessórios. A não ser que seja uma cozinha com estilo retrô, evite usar armários vermelhos.
  • Adicionar plantas de diferentes tamanhos e formatos traz vida e frescor para a paleta de cores, completando o visual natural e acolhedor.
  • Aposte em uma iluminação amarelada e aconchegante. Velas e abajures com luz suave ajudam a realçar o vermelho e o creme da paleta, criando uma atmosfera mais calorosa e convidativa.

Decoração com amor

Imagem gerada por Inteligência Artificial

Dizem que basta uma mordida no Morango do Amor para se apaixonar! Então, busque traduzir esse sentimento na decoração com objetos de afeto. Exponha fotografias, livros, lembranças de viagens, objetos ou peças de artesanato que representem a sua personalidade ou relação familiar.

E, claro, só leve a trend para a decoração da sua casa se você gosta dos tons. Afinal, não é porque algo está bombando que você precisa aderir. Os tons do doce são bonitos, mas se você não se sente à vontade para usá-los, está tudo bem! Cris alerta que só se deve comprar, por exemplo, um sofá vermelho, pintar a parede, móveis ou comprar acessórios, se realmente gosta da cor. “O vermelho é uma cor linda, mas que ativa a energia e é muito intensa. Por isso, muitas pessoas enjoam fácil”, explica.