Antes de realizar o sonho de conquistar o imóvel próprio, é sempre interessante pesquisar a localização, uma vez que esse é um dos fatores determinantes para realizar o investimento. Afinal de contas, é preciso se certificar de que você e sua família terão uma boa infraestrutura, tranquilidade e opções de lazer.

Nesse sentido, morar em Macaé é uma das melhores escolhas que você pode fazer. A cidade fica bem próxima à capital do Rio de Janeiro, mas tem características próprias que a tornam bem atrativa. Continue a leitura para saber mais sobre o local!

Morar em Macaé garante localização privilegiada

Reprodução Prefeitura de Macaé – Foto Bruno Campos

Macaé fica a apenas 190 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Por isso, os moradores que precisem ou queiram passar um dia na capital farão isso em um trajeto mais curto.

Inclusive, há estudos para transformar Macaé na capital da região metropolitana do Rio de Janeiro, o que reforça essa proximidade. Ela une o melhor de dois mundos: fica perto de um grande centro urbano e também é uma boa opção para quem quer viver em uma região mais tranquila.

Crescimento econômico

Um dos apelidos de Macaé é “capital do petróleo”, já que grande parte do crescimento econômico e dos empregos da cidade vêm da indústria petrolífera brasileira. Por isso, muitas pessoas se mudam ou se deslocam até Macaé para trabalhar e buscar novas oportunidades econômicas.

Além disso, a cidade também é conhecida por ser um polo da pesca e um destino turístico importante no país. Você já ouviu a frase “eu moro onde você passa férias”? Morando em Macaé, você também poderá se orgulhar do fato de que vive em um local que as pessoas visitam buscando cenários paradisíacos.

O desenvolvimento da cidade também passa por atividades de pecuária e agricultura. Ou seja: há oportunidades para todo mundo em Macaé, o que explica o crescimento econômico da região, indo muito além da Petrobrás, que está presente na localidade desde 1970.

Variedade de bons bairros para morar

Reprodução Flickr – Foto Imbetiba Gladstone Moraes

Macaé tem variedade de ótimos bairros para morar. Podemos mencionar alguns deles e suas principais características:

  • Imbetiba: um dos mais antigos e tradicionais de Macaé. Fica bem próximo de centros médicos e comerciais. É um local mais sossegado e ótimo para a moradia, já que não recebe tantos turistas. Conta com diversas escolas e está bem perto do centro da cidade, onde ficam as instalações do complexo da Petrobrás;
  • Praia dos Cavaleiros: outro bairro antigo da cidade. É conhecido por ter uma das praias mais bonitas do município, que tem o mesmo nome. Ela costuma ser chamada carinhosamente de “Copabacana de Macaé”, pela sua beleza e sua importância histórica. Se você gosta de vida noturna agitada, essa é uma ótima opção;
  • Bairro da Glória, ou Alto da Glória: é um dos bairros mais populosos. Residencial, é um ótimo lugar para quem quer viver em um ambiente com clima mais ameno, na parte mais alta do município. Fica perto da Praia dos Cavaleiros e conta com uma boa mobilidade e logística, com acesso facilitado ao centro.

Infraestrutura

A infraestrutura da cidade também é outro diferencial. Afinal de contas, Macaé conta com um aeroporto próprio e também possui ligação direta com a BR-101, a principal rodovia do país.

Macaé oferece aos seus moradores acesso facilitado por meio de duas principais do Rio de Janeiro, a RJ-106 (Amaral Peixoto) e a RJ-168 (a chamada rodovia do petróleo). Por isso, além de uma infraestrutura privilegiada, o deslocamento é facilitado.

Custo de vida

Macaé é mais barata que a capital do estado e outras grandes cidades do país em muitos aspectos. Basta fazer uma comparação com o Rio de Janeiro no site Custo de Vida.

Nesse caso, Macaé é uma cidade que tem o custo-benefício mais em conta em itens como como pão francês, arroz, feijão, litro de etanol, ingressos de cinema e até mesmo quando comparamos 1 hora de estacionamento em uma região central.

Qualidade de vida

Mais barata que os grandes centros urbanos, Macaé também se destaca pelo nível de qualidade de vida oferecido. Ela é rica em diversos aspectos: diversidade de bairros, opções de lazer, oportunidades econômicas e opções de comércio e ensino.

Não à toa, o município ocupa o quarto lugar no estado quando falamos em qualidade de vida. Por isso, espere encontrar tudo o que você precisa em uma cidade de grande porte, mas com aquele jeitinho de cidade pequena: instituições de ensino, hospitais, comércio, lazer e mobilidade urbana.

Alto Índice de Desenvolvimento Humano

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,764, o que é considerado alto em nosso país. Esse número se explica pela ótima infraestrutura da cidade, uma das melhores do Sudeste brasileiro. Os destaques vão para o meio ambiente, a atividade econômica e o setor de turismo, entre outros.

Praias e clima

As praias são uns dos principais motivos que fazem as pessoas quererem viver no estado do Rio de Janeiro. Portanto, Macaé não foge dessas características. Para quem quer fugir de climas frios, esse município é ideal.

Como a cidade está no litoral e também tem uma serra próxima, o clima da cidade é agradável na maior parte do ano. Isso torna as praias mais agradáveis para moradores e turistas, sendo que Macaé conta com mais de 20 km de faixa litorânea.

Além de tomar aquele banho de praia, você ainda pode realizar outras atividades no mar, como o surf e a pesca esportiva. Para quem tem o desejo de morar ou investir em um imóvel perto da praia, a MRV tem opções excelentes de condomínios em Macaé.

Contato próximo com a natureza

Os amantes de passeios no meio da natureza se deslumbram com Macaé. Além das muitas praias que já citamos, a cidade ainda tem a serra, para quem quer respirar um ar mais puro, a apenas 50 km de distância do litoral.

Portanto, os fins de semana e as horas de tempo livre rendem passeios em meio à natureza, além de outras opções de lazer que envolvem essa relação mais próxima com o meio ambiente, como as cachoeiras, rios e quedas d’água.

Instituições de ensino

Macaé tem instituições de ensino para todas as idades. Além de escolas privadas de alto nível, como o Colégio Atlântico, moradores também têm excelentes opções públicas, como o Colégio de Aplicação de Macaé, que se destaca pelas boas notas no Enem.

O ensino superior não deixa a desejar, já que a tradicional UFF (Universidade Federal Fluminense) tem um campus em Macaé, com cursos prestigiados, como Direito, Administração e Ciências Contábeis. Do mesmo modo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro também está presente na cidade.

Como você viu, morar em Macaé tem inúmeras vantagens. Você estará em uma cidade com muitas oportunidades profissionais, inúmeras opções de lazer, praias e bem perto da Cidade Maravilhosa. A cidade tem um bom IDH, mobilidade urbana e instituições de ensino conceituadas. E depois de saber disso tudo, se você desejar investir em um apartamento, saiba que a MRV pode oferecer as melhores condições para você financiar seu imóvel em Macaé!

Tags