Em junho deste ano a Caixa Econômica Federal anunciou a possibilidade de pausa no financiamento habitacional por até seis meses ou redução de até 74,99% do valor das parcelas por até três meses, conforme condições de cada contrato e pessoa, para quem está recebendo o Auxílio Emergencial 2021 ou o Seguro Desemprego. A medida tem o objetivo de proporcionar às famílias que foram economicamente afetadas pela pandemia da Covid-19 a possibilidade de se reorganizarem para voltarem a pagar integralmente a prestação mensal.
Mas você sabia que, mesmo não estando recebendo o Auxílio Emergencial ou o Seguro Desemprego, é possível solicitar à instituição uma pausa estendida no financiamento habitacional, pelo período de 6 a 12 meses? Conheça a seguir as condições.
Quem pode solicitar a pausa?
A possibilidade de pausar o pagamento das prestações do financiamento habitacional pode ser aquela folga desejada para respirar e colocar as contas em dia. Para solicitá-la à Caixa Econômica Federal, é preciso:
- Estar com o pagamento das parcelas do contrato em dia;
- Ter no mínimo 24 prestações pagas desde a concessão do crédito ou da última negociação;
- Que o valor da dívida não seja superior a 80% do valor do imóvel;
- Que o FGTS não seja utilizado para pagamento de parte da prestação;
- Que o valor da dívida em relação ao valor do imóvel esteja enquadrado na tabela abaixo:
Cota atual (dívida/valor do imóvel) | Meses de pausa |
Inferior a 20% | 12 |
Entre 20% e 40% | 10 |
Entre 40% e 60% | 8 |
Entre 60% e 80% | 6 |
Quais as consequências da pausa no financiamento habitacional?
Se o seu contrato se enquadra nas condições acima, antes de fazer a solicitação é importante ter conhecimento das consequências. Uma delas é a prorrogação do prazo contratado, pelo mesmo número de meses pausados, caso o contrato não esteja no prazo máximo permitido conforme regra vigente do financiamento. Ou seja, se o seu contrata tinha uma duração de 60 meses, ele passará a ter uma duração de 72 meses.
A segunda consequência, conforme informa o site da Caixa, é o aumento do saldo devedor devido à incorporação das prestações pausadas e não pagas, que geram recálculo do seguro e das prestações futuras.
Como solicitar a pausa no financiamento habitacional?
Se o seu contrato de financiamento habitacional com a Caixa atende a todos os requisitos para a solicitação da pausa estendida e você já está ciente e concorda com as consequências, basta ligar para a central de atendimento da instituição para fazer o pedido, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h pelos telefones (11) 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 1 – 3.
*Importante: Para concessão, serão consideradas as demais exigências e impedimentos.
Nada mal uma folguinha nas dívidas, não é mesmo?