Quando se ouve dizer que um condomínio vai implantar portaria virtual, muitos logo pensam se tratar de um ambiente impessoal comandado por robôs. Mas, na verdade, esse serviço é uma tendência crescente – que precisa, sim, de humanos para funcionar -, e pode gerar menos burocracia e economia às administrações. Vem entender como é esse atendimento virtual / remoto. 

Como funciona a portaria virtual?

Toda a operação é monitorada por um profissional especializado pronto para atender a qualquer demanda dos condôminos. Ele, porém, não precisa estar presente na portaria do prédio. O atendimento remoto, geralmente, é prestado por uma empresa contratada que substitui os porteiros por um sistema integrado totalmente seguro.

O  porteiro remoto gerencia todos os dispositivos de segurança

Com o sistema instalado e integrado à portaria do condomínio, o profissional contratado tem acesso ao controle de entrada e saída de moradores, cadastro e liberação de visitantes e prestadores de serviços, além de poder conferir o monitoramento de câmeras e alarmes, o atendimento de ramais, entre outros. Isso possibilita que ele consiga gerenciar todos os serviços com segurança e resolva os problemas à distância. 

Morador tem livre acesso para entrar e sair do prédio, mas também é monitorado

No atendimento virtual, o condômino não depende da ação de um porteiro para ir e vir. Portanto, é preciso que ele tenha dispositivos de acessos, como cartão magnético, QR code, biometria, senha numérica ou outros. Cabe à empresa contratada adotar o melhor sistema de identificação para cadastrar todos os condôminos. Além disso, o porteiro remoto irá monitorar à distância todos os acessos através das câmeras de segurança.  

Os visitantes são atendidos pela portaria virtual

Esse sistema de segurança é como se fosse a autenticação em dois fatores no celular: a portaria virtual atende o visitante e, em seguida, checa com o morador se a entrada é permitida ou não. Nesse esquema, dependendo do pacote contratado, também é possível monitorar o tempo de estadia desses visitantes dentro do condomínio. 

Portaria virtual tem serviço ininterrupto

Além do controle de acesso automatizado, outra vantagem da portaria virtual é a possibilidade de receber entregas. Com a ausência do porteiro, o síndico fica responsável pelo recebimento de encomendas e correspondências que necessitam de assinatura. Mas, na maioria das vezes, são instalados uma espécie de “armário inteligente” – como caixas de correio – onde os moradores podem receber as suas encomendas mesmo não estando em casa, sem depender de porteiro ou síndico, podendo retirá-las fazendo uso dos dispositivos de segurança disponibilizados (senhas, biometria etc.) .

A portaria virtual pode ajudar a gerenciar visitantes de uma forma mais assertiva, fazer uma boa gestão de entregas, um melhor controle dos portões de entrada e proporcionar uma guarda virtual constante. Achou essa nova tecnologia viável para o seu condomínio? Na dúvida, veja aqui como levar essa ideia para a próxima assembleia de condomínio.