Escolher o piso ideal para um apartamento na praia é uma missão que requer certo cuidado. É preciso considerar características como resistência, durabilidade, acabamento, cor e, por que não, preço.

Questões como maresia, areia e umidade também precisam ser levadas em consideração antes de decidir entre as opções disponíveis no mercado.

Se você está pensando em reformar ou comprar um apartamento na praia, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor piso. Confira!

O que é preciso considerar na hora de escolher o piso?

Durante a rotina no litoral, é preciso considerar que alguns fatores podem expor o piso do seu apartamento. Situações que envolvem areia, volume de pessoas transitando, entre outras, influenciam diretamente na sua durabilidade e funcionalidade. Entenda como e o que avaliar.

Umidade

Devido à proximidade com o mar, é bem provável que o apartamento fique úmido e exposto a problemas como fungos, musgo e mofo entre as placas do piso. Se você quer evitar gastos extras envolvendo a manutenção ou a troca do piso, escolha os que oferecem mais resistência e durabilidade.

Areia

É inevitável que a areia faça parte do seu dia a dia em um imóvel na praia. Mesmo que se tome todo o cuidado possível, é uma situação que acaba acontecendo. É importante dar preferência a produtos com acabamento natural e sem brilho, evitando pisos delicados e esmaltados.

Textura e cor

Pisos antiderrapantes também são ótimos aliados para compor um ambiente de um apartamento na praia. Eles apresentam uma superfície rugosa e áspera. Quanto à cor, tons mais escuros podem esquentar com mais facilidade o ambiente. É indicado que se opte por um meio-termo e que proporcione praticidade na hora da limpeza.

Quais pisos utilizar?

  • Porcelanato: são resistentes à umidade, maresia, riscos e manchas; dê preferência aos porcelanatos acetinados e às versões antiderrapantes.
  • Granito: é impermeável e não absorve a umidade; ideal para áreas internas, no entanto, possui um alto investimento.
  • Cimento queimado: é charmoso e dá um charme ao ambiente; para aumentar a durabilidade, a dica é aplicar resina em cima do cimento fresco.
  • Cerâmica: por serem comuns no mercado, são encontrados em opções antiderrapantes, com variadas cores e tamanhos; são pisos resistentes e acessíveis.

Devido à faixa litorânea apresentar altos índices de umidade, a chamada maresia acaba provocando desgastes no imóvel, bem como nos móveis e eletrodomésticos. Por isso, separamos dicas de como limpar seu apartamento na praia e evitar esse pesadelo.