Muitas vezes, fazer alterações na decoração não basta para transformar a casa — pode ser necessário ir além e pensar em mudanças estruturais para deixá-la com a cara de sua família. Mas, afinal, quais são as reformas que podem ser feitas em apartamentos da MRV? A seguir, mostraremos o que pode e o que não deve ser feito. Também vamos explicar quais cuidados são importantes para que esses procedimentos ocorram da melhor forma possível. Confira!

reformas que podem ser feitas em apartamentos da mrv 1

Quais são as reformas que podem ser feitas em apartamentos da MRV? 

Ao se mudar para um empreendimento da MRV, você receberá o Manual do Proprietário. Trata-se de um documento com algumas regras e indicações gerais sobre os condomínios e suas construções. Nele está bem claro que não se deve quebrar nenhuma parede, devido ao tipo de concreto usado na construção. Além da questão estrutural, que poderia ser comprometida, há um impedimento legal.

Há determinações municipais que especificam, por exemplo, quantos metros quadrados um quarto deve ter. Portanto, ao diminuir essa quantidade, há a infração de uma regra. Ao quebrar a parede e tirar um quarto você também pode receber uma notificação e ter que se adequar às normas — o que geraria um gasto desnecessário. O primordial é a construção, mas, mesmo se esse ponto não fosse afetado, ainda haveria a obrigatoriedade da lei.

De acordo com a legislação, também não se pode incluir a varanda no ambiente da sala, mas muitas pessoas fazem isso. Trata-se de uma reforma que, se for notificada na prefeitura, pode levar à necessidade de desfazer a integração de ambientes.

Se quiser, é possível trocar o revestimento, colocar novos armários, puxar pontos de tomada, mudar bastante a decoração e realizar outras intervenções. Porém, quebrar a parede da cozinha ou fazer outra obra do tipo não é permitido.

Em quais condições cada reforma pode ser realizada?

De maneira geral, você pode mudar o seu espaço pelos artifícios de decoração: revestimento, projeto elétrico, marcenaria etc. Em relação a esses aspectos, há toda a liberdade para fazer o que quiser nas reformas e obras em apartamentos da MRV.

Depois de adquirir sua propriedade, a pessoa terá a oportunidade de customizá-la graças a um projeto exclusivo: o Kit Acabamento, que viabiliza uma série de trocas no acabamento dentro das inúmeras possibilidades oferecidas.

Para descomplicar ainda mais o processo, você pode acessar um site logo depois de fazer a aquisição do seu imóvel. Nele, é possível conhecer todas as opções que podem ser compradas, ver algumas imagens e fazer testes com cerâmicas ou porcelanatos, projetando como o seu lar será. Na cozinha, por exemplo, existe a possibilidade de instalar:

  • Complemento de azulejo até o teto em todas as paredes;
  • Bancada de granito preto com cuba de inox;
  • Bancada de granito;
  • Piso em porcelanato preto natural.

Nos quartos, por outro lado, você pode implementar:

  • Piso laminado;
  • Piso porcelanato polido bege;
  • Piso porcelanato munari branco.

Que cuidados devem ser tomados nas reformas que podem ser feitas em apartamentos da MRV?

O Manual do Proprietário é um bom guia a respeito do que pode ou não ser feito. Nesse material, há inclusive uma relação de cuidados que devem ser tomados em relação ao imóvel e, principalmente, à manutenção, com dicas práticas. Ele também serve para esclarecer dúvidas ligadas a questões legais e burocráticas.

Infelizmente, não há como fiscalizar todas as mudanças de perto. De qualquer forma, considere que a derrubada de uma parede ou outra ação proibida pode colocar todo o prédio em risco. Esses assuntos são debatidos nas reuniões de condomínio e cada bloco traz na entrada placas que alertam sobre como essa intervenção pode colocar todos os moradores em risco.

Se você tiver alguma dúvida que não foi esclarecida pelo Manual, converse com o síndico, pois ele está inteirado sobre as permissões que são ou não concedidas. Por esses e outros motivos, a MRV tem investido bastante na profissionalização dos síndicos, para que essas pessoas sejam capazes de perceber as infrações e consigam orientar os condôminos da melhor maneira.

Acabamentos

Na questão do acabamento, há uma preocupação com as normas de desempenho — elas trazem uma série de diretrizes sobre confortos técnico e acústico, ou seja, é preciso ter atenção ao nível de ruído que vai passar de um apartamento para outro.

Caso você decida instalar a cerâmica, por exemplo, também será necessário colocar uma manta para minimizar o ruído. Já se quiser trocar o laminado por porcelanato, deve continuar atendendo à norma respectiva e assim por diante.

Áreas molhadas

Outro ponto diz respeito às áreas molhadas: não se pode usar piso polido ou escorregadio nesses locais. Se houver algum acidente, a responsabilidade é do proprietário, uma vez que não é indicado fazer esse tipo de substituição. Portanto, mesmo com a mudança de materiais, as regras devem ser seguidas.

Por que escolher a MRV?

Os diferenciais da MRV — líder do segmento em toda a América Latina — fazem com que seus empreendimentos sejam a melhor escolha para quem quer morar bem. Você ainda conta com uma garantia de cinco anos para acionar serviços básicos e receber assistência técnica em casos de entupimento nos canos ou problemas elétricos e afins.

Além de condições financeiras especiais, atuamos com base em ações de responsabilidade social e projetos voltados à sustentabilidade. Afinal, acreditamos que cada construção é uma oportunidade de melhorar determinada região e promover uma transformação positiva na sociedade em diferentes níveis.

Enfim, as reformas que podem ser feitas em apartamentos da MRV é uma maneira de personalizar o seu espaço, para que ele fique como você e sua família sempre sonharam. Basta atentar às recomendações e curtir o lar.