Ver as horas é uma necessidade, fato! Diante disso, ter um relógio sempre à vista é uma “mão na roda”. Por isso, eles caem tão bem na decoração. Além de nunca saírem de moda, ainda podem trazer uma adição elegante a qualquer ambiente. Mas o que é preciso saber na hora de escolher o modelo mais adequado ao estilo do seu lar? Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a usar o acessório de forma mais assertiva, sem nenhum resquício cringe.

Escolha um relógio que combine com o estilo decorativo do seu apê

Esse é o primeiro passo para o acerto. Se você, por exemplo, optou por um estilo moderno, um relógio minimalista com um design mais clean pode ser uma boa opção. Já se o ambiente é mais rústico, um relógio de madeira ou metal com um visual desgastado pode ser o ideal.

Opte por um modelo compatível ao tamanho da parede ou móvel

Um relógio muito grande pode parecer desproporcional e desajeitado, enquanto um muito pequeno pode passar despercebido. O espaço disponível deve ser cuidadosamente medido e levado em consideração para escolher o tamanho adequado. Além disso, é importante focar na funcionalidade do aparelho. É recomendado evitar, sobretudo, exagerar na quantidade de relógios em um mesmo ambiente. Toda aparência da decoração pode ser comprometida com uma sensação de excesso e poluição visual.

Invista em um relógio decorativo de qualidade

Além de ser frustrante, ter aparelho que não funciona corretamente também pode comprometer a aparência geral da decoração. Afinal, além de serem itens decorativos, são acessórios multifuncionais, já que têm como principal objetivo mostrar as horas. Por isso, avalie valores e, se for o caso, procure mais informações sobre a durabilidade do motor e qualidade do fabricante. 

Evite colocar muitos relógios em um mesmo espaço ou ambiente

Isso pode criar uma sensação de excesso e poluição visual, e acabar tornando a decoração cringe. Para deixar o espaço mais elegante, procure combinar o acessório com uma combinação de quadros ou espelhos. Já os modelos de mesa, podem ser colocados em racks, nichos, estantes ou prateleiras. No geral, se você escolher um modelo que combine com o estilo decorativo geral do espaço e respeitar o tamanho adequado, já vai trazer um ar chique e elegante ao ambiente.

Como usar o relógio decorativo nos cômodos da casa?

Esse acessório pode ser usado em praticamente todos os ambientes, porém é preciso ficar atento aos modelos que “caem bem” em cada um deles. Alguns exemplos de onde e que tipo de relógio usar em cada cômodo da casa podem ser encontrados abaixo:

  • Sala de estar: o relógio de parede pode ser uma peça central interessante, ajudando a preencher uma parede vazia. Relógios com design moderno ou vintage, também, podem se adequar bem ao ambiente.
  • Cozinha:  o relógio de parede é a opção mais prática para ajudar a manter o controle do tempo enquanto se prepara as refeições. Um modelo com design colorido e divertido pode trazer um toque de personalidade à decoração.
  • Quarto:  os relógios de mesa de cabeceira podem ser uma opção bastante útil para acordar na hora certa. Estilos clássicos ou minimalistas podem se adequar bem ao ambiente, além de trazer um toque sofisticado para a decoração.
  • Escritório: o relógio digital pode ser uma opção interessante e moderna para ajudar a controlar o tempo durante o trabalho. Um relógio de parede discreto também pode ser uma boa escolha para ambientes mais sérios.
  • Banheiro: o modelo de parede pode ser uma opção peculiar para quem gosta de ter uma noção do tempo até mesmo no chuveiro. Mas lembre-se de que é preciso investir em um relógio à prova d’água para não correr o risco do aparelho parar de funcionar.

Quais são os modelos de relógio que estão em alta?

Embora a utilização de relógios nunca saia de moda, anualmente surgem novas tendências em relação aos relógios decorativos. Alguns modelos que estão na moda em 2023 incluem:

  • Relógio “derretido”: o “melting clock” retratado por Salvador Dalí em seu quadro surrealista virou realidade! A peça foi projetada para ficar apoiada na borda de um móvel plano e dá a impressão de que vai escorregar e cair a qualquer momento. O modelo tem feito muito sucesso e pode ser encontrado em réplicas espalhadas por muitas lojas de departamento. 
  • Relógio Adnet: o relógio com alça de couro pode ser encontrado em praticamente todas as lojas de departamento de decoração. Ele virou um hit e, realmente, pode complementar muito bem a decoração da parede.
  • Relógios minimalistas: o design simples, sem muitos detalhes extras continuam sendo uma escolha popular, especialmente em ambientes modernos e minimalistas.
  • Relógios grandes: os relógios de parede maiores estão se tornando cada vez mais populares, especialmente em espaços amplos, pois eles podem preencher uma parede vazia e se tornar uma peça central impactante na decoração.
  • Relógios de madeira natural: a tendência por materiais naturais continua forte em 2023 e relógios de parede com acabamento em madeira natural são uma opção elegante e atemporal para ambientes rústicos ou escandinavos.
  • Relógios digitais inteligentes: com o avanço da tecnologia, os modelos com comando de voz estão se tornando cada vez mais populares. Esse modelo fica perfeito em ambientes mais tecnológicos e modernos.
  • Relógios vintage restaurados: eles estão em alta, pois trazem um charme e personalidade únicos para a decoração. Modelos com design clássico, como relógios de mesa em latão ou bronze, são uma escolha popular.

Quais relógios são considerados cringe em 2023?

Já que a moda é cíclica, alguns modelos decorativos que já estiveram em alta, hoje são considerados ultrapassados. Alguns exemplos incluem os modelos que foram deixados para trás no mundo da decoração de interiores:

  • Com desenhos infantis: relógios com personagens de desenhos animados ou temas infantis podem parecer fora de lugar em um ambiente adulto e são considerados bregas em muitos casos.
  • Com temas esportivos: embora ainda existam muitos amantes do esporte, relógios temáticos com logos de times ou esportes específicos geralmente são considerados bregas na decoração da casa.
  • Com números romanos enormes: modelos com números exagerados podem parecer antiquados e inadequados para ambientes modernos.
  • De plástico: o uso de materiais de baixa qualidade pode comprometer a durabilidade e o visual do relógio, tornando-o uma escolha não tão acertada na decoração.
  • Muito coloridos ou exagerados: cores vibrantes e designs exagerados podem ser chamativos demais e fazer o relógio parecer mais infantil do que elegante.

Esses exemplos, porém, não são aplicáveis a todas as situações. Contudo, é preciso lembrar-se que a harmonia entre o acessório e o restante da decoração do ambiente deve ser sempre o objetivo. Afinal, a criatividade, a vontade de trazer novos elementos para a decoração e a hora não devem ser perdidas.