Todos os moradores que já realizaram a reserva de uma área comum do seu condomínio sabem que o processo pode envolver vários passos e exige alguns cuidados.
Se você teve a oportunidade de fazer a reserva ainda no sistema analógico e depois através do sistema digital, sabe que a diferença entre ambas as formas é grande.
Para quem ainda não teve a oportunidade de realizar algum dos procedimentos para reserva de área comum, este artigo vai te mostrar as principais diferenças.
Acompanhe o novo post especial sobre a reserva de áreas comuns, trazido em uma parceria entre o Sonhar & Morar e o aplicativo uCondo.
Quais são as áreas comuns do condomínio?
As áreas comuns de um condomínio são os espaços que são compartilhados por todos os moradores e são de responsabilidade da administração do condomínio. Essas áreas podem incluir:
Piscinas: muitos condomínios têm piscinas comunitárias que podem ser usadas pelos moradores.
Quadras esportivas: alguns condomínios têm quadras esportivas para uso comunitário, como quadras de tênis ou basquete.
Áreas verdes: os condomínios geralmente têm áreas verdes, como jardins ou parques, que são compartilhados pelos moradores.
Salão de festas: muitos condomínios têm um salão de festas que pode ser reservado pelos moradores para eventos especiais.
Estacionamento: os condomínios geralmente têm um estacionamento comum para uso pelos moradores.
Áreas de lazer: alguns condomínios têm áreas de lazer comunitário, como churrasqueiras ou parques infantis.
Áreas de serviço: os condomínios geralmente têm áreas de serviço comunitário, como lavanderias ou áreas de armazenamento.
Academia e Sauna: condomínios que possuem sauna e academia podem exigir reserva para limitar o número de pessoas, evitando com que os ambientes fiquem lotados.
Porque é importante realizar uma reserva?
Algumas das áreas comuns citadas acima não comportam todos os moradores do condomínio. Outras podem ser utilizadas apenas por um número limitado de pessoas.
Para que um morador possa reservar um horário para utilização do espaço, é essencial que sejam organizadas reservas para cada espaço.
Dentre os espaços que podem necessitar de reserva, podemos citar: quadra esportiva, quiosques, churrasqueira, salão de festas, salão de jogos, academia, piscina, sauna e auditórios.
Desta forma, os moradores podem promover reuniões ou utilizar os espaços de forma organizada e no horário desejado.
Como reservar uma área comum do condomínio?
Antes de mais nada, é importante verificar as regras e regulamentos do condomínio para ver se há alguma restrição sobre o uso da área comum.
Alguns condomínios podem exigir que você entre em contato com a administração do condomínio ou com o síndico.
Escolha a data e o horário desejados para a reserva da área comum. Junto ao síndico, verifique se a área está disponível nesse período, pois ela pode já estar reservada por outra pessoa.
Preencha o formulário de reserva, se houver. Você pode precisar fornecer informações como o seu nome, o número do apartamento, o motivo da reserva e o horário da reserva.
Por fim, pague qualquer taxa ou caução exigida pelo condomínio para fazer a reserva.
Feita a reserva, basta aguardar a confirmação da reserva, caso o síndico indique que isso é necessário. Certifique-se de ler e seguir essas regras para evitar problemas com a administração do condomínio.
Como reservar uma área comum via aplicativo?
Um grande número de condomínios já possui a facilidade de contar com um sistema de gestão condominial. Isso permite com que vários processos sejam automatizados, sendo feitos até mesmo pelo celular.
A reserva de áreas comuns via aplicativo, por exemplo, é feita de forma facilitada, rápida e sem a necessidade da burocracia citada no item anterior.
Pelo aplicativo uCondo, por exemplo, realizar uma reserva leva poucos minutos.
Uma vez logado no aplicativo via celular, tablet ou computador, o condômino seleciona a opção “Reservas” e clica em “Nova reserva”. Na sequência, ele escolhe qual dependência quer usar, seleciona a data, o horário e insere uma observação, caso queira.
Para alguns espaços, pode haver cobrança de uma taxa. No app uCondo, ela pode ser paga via boleto, PIX ou até mesmo ter o valor incorporado em sua próxima fatura do condomínio.
Quer saber mais? Assista o vídeo a seguir:
Depois que o valor for pago, basta aguardar a confirmação via gestão ou através do síndico, que também poderá emitir a confirmação da reserva via aplicativo.
Qual a finalidade da taxa de reserva?
Condomínios cobram taxas de reserva para garantir que as áreas comuns do condomínio sejam usadas de maneira responsável e para evitar o abuso ou o uso indevido dessas áreas.
Elas podem ser cobradas como uma taxa única ou como uma taxa mensal.
A taxa de reserva é geralmente exigida para garantir que haja um espaço reservado para o usuário e para evitar que a área fique lotada.
Além disso, as taxas de reserva também podem ser usadas para cobrir os custos de manutenção e limpeza dessas áreas, bem como para cobrir quaisquer danos que possam ser causados pelo uso indevido dessas áreas.
Sem reserva
Seu condomínio ainda não organizou um sistema de reservas? Encaminhe o link deste post para o seu síndico ou sugira a realização de reserva de espaços na próxima assembleia.
Com um sistema de gestão condominial eficiente, os condôminos não terão mais problemas na hora de utilizar um espaço comum.
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