A cozinha é o coração da casae, por isso, você deve pensar em todos os detalhes de cada canto do cômodo na hora de reformar ou mobiliar. Inclusive, é preciso analisar o conceito deste espaço, pois um dos maiores dilemas que as pessoas enfrentam é decidir entre uma cozinha aberta, famosa cozinha americana, ou fechada. 

Aliás, muitas plantas de apartamentos novos já entregam o projeto com cozinha aberta prevista – principalmente, em espaços reduzidos. Portanto, se você não consegue decidir entre uma cozinha de conceito aberto e fechado, continue a leitura. A seguir, nós explicaremos tudo o que você precisa saber para ter uma cozinha neste modelo. 

O que é uma cozinha aberta?

A cozinha aberta consiste em um ambiente sem a presença de paredes ou portas. Assim quem está cozinhando não fica isolado do restante da casa. O principal objetivo desse projeto é integrar a cozinha com os demais cômodos, já que a falta de divisórias permite a mescla entre os espaços. Isso se limita, principalmente, às paredes da cozinha e da sala, já que os quartos e banheiros permanecem isolados.

cozinha aberta

Porém, para que o projeto de uma cozinha aberta seja bem-sucedido, é preciso muito cuidado na hora de planejá-lo. Caso contrário, o que deveria ser um charme especial na casa se torna um problema. Veja abaixo quais cuidados devem ser tomados para uma cozinha aberta.

Invista em uma coifa eficiente 

O maior problema da cozinha aberta são os odores. Devido a ausência de paredes entre a cozinha e outros cômodos, os cheiros e a fumaça se espalham pela casa. Mesmo que a sua casa tenha uma boa ventilação natural, o ideal é apostar em uma coifa bem potente para evitar incômodos. 

cozinha aberta

No momento de comprar, o tamanho da coifa depende da largura do seu fogão. Por exemplo, coifas de 60 cm são recomendadas para fogões de quatro bocas, enquanto os modelos com até seis bocas (incluindo cooktops) requerem um exaustor maior. Lembre-se de entrar em contato com o síndico antes de instalar a coifa, para garantir que a estrutura da propriedade aguenta tal recurso. Além disso, é fundamental consultar um arquiteto ou engenheiro antes de fazer qualquer alteração em sua casa.

Compre armários planejados

Geralmente, as cozinhas abertas são integradas com outros cômodos, como a sala de estar e a sala de jantar. Se houver muita louça suja na pia ou uma montanha de panelas secando no escorredor, será fácil se incomodar com a desorganização. Imagine visitantes chegando na sua casa e a primeira coisa vista é bagunça. Não é agradável, certo? 

Como você pode perceber, a organização é um fator muito importante para cozinhas abertas. Por isso, para manter o ambiente limpo e organizado, o ideal é “esconder” parte desses itens nos armários. Uma ótima opção nesse caso é encomendar armários sob medida, assim você pode planejar as dimensões ideais para guardar também seus eletrodomésticos como liquidificador e batedeira.

Lava-louças

Vimos que um dos maiores desafios das cozinhas abertas é a organização. Pensando nisso, uma máquina de lavar-louças pode ser uma boa opção.

cozinha aberta

Este dispositivo torna-se ainda mais útil nos dias em que há visitas em casa. Por exemplo, se você estiver preparando o jantar, basta colocar a louça suja na máquina de lavar, enquanto prepara a comida e serve seus convidados.

Decoração da cozinha aberta

Por se tratar de uma cozinha aberta, a decoração deve combinar com o cômodo em que há integração. No caso de uma cozinha mesclada com a sala de jantar, não faz sentido a sala se prender a um estilo rústico e repleto de componentes que remetem à natureza, se a cozinha tem predominância de mármore e metal. Ambientes integrados devem conversar entre si.

Desse modo, antes de investir em uma cozinha aberta, pense que você terá que redecorar alguns cômodos. Para isso, o ideal é usar pisos iguais na cozinha e na sala, além de utilizar as mesmas cores de tinta e componentes de iluminação.

Quais os benefícios da cozinha aberta?

A principal característica da cozinha aberta é a integração entre os ambientes do apartamento, proporcionando momentos de convivência entre os moradores e até convidados. Para quem gosta de cozinhar com companhia, é uma excelente alternativa. 

Além disso, garante a sensação de amplitude, pois há um aproveitamento maior do espaço. À medida que a cozinha aberta oferece fluidez no apartamento, outro benefício é a melhor difusão de luminosidade, oferecida também pela redução de paredes. 

Quais as desvantagens?

Ao longo do texto, nos deparamos com uma das desvantagens características das cozinhas abertas que é o cheiro que se espalha pelo resto da casa. Felizmente, o problema do odor pode ser facilmente resolvido com a instalação de uma boa coifa. Porém, este item também faz bastante barulho. 

Outra desvantagem de uma cozinha aberta é a necessidade de manter tudo sempre organizado. Muitas pessoas tendem a integrar a cozinha com a sala, cômodo que costuma ser um dos primeiros que o visitante tem contato ao entrar na casa. Portanto, se você não quiser parecer desorganizado, terá que limpar a cozinha várias vezes ao dia. Outro detalhe é que, quanto menos paredes, menos espaço para acomodar prateleiras e armários planejados.

De modo geral, o conceito de cozinha aberta é direto e simples, mas existem muitas maneiras de seguir esse modelo. Tudo depende do seu orçamento, do tamanho dos cômodos e da maneira como planejar a decoração da cozinha. 

Agora que você já sabe tudo sobre cozinha aberta, confira oito gadgets da cozinha para comprar em 2023 e deixar sua cozinha mais funcional.