Trazer um novo cachorro para casa é um momento emocionante, mas também pode ser desafiador. Para que essa transição seja tranquila para ele, e também para você, é preciso apenas ajustar alguns hábitos e readequar temporariamente a rotina. A seguir, enumeramos algumas sugestões que podem te ajudar a deixar o apê mais acolhedor para o seu pet e, consequentemente, a chegada do novo membro da família muito mais calma e assertiva.

1. Prepare um ambiente seguro para a chegada do seu cachorro

ambiente para seu cachorro

Antes de levar o pet para casa nova, certifique-se de que haja conforto e proteção o suficiente para recebê-lo. Diante disso, remova objetos perigosos, produtos de limpeza e fios elétricos ao alcance do animal, além de providenciar uma caminha, comedouro, bebedouro e brinquedos.

2. Faça a introdução gradual do animal

introducao do animal

Deixe o seu cachorro explorar cada cantinho do apê aos poucos. Primeiramente, comece com um espaço limitado, como um cômodo ou corredor. Aos poucos, vá expandindo a visitação à medida que ele se acostuma com o local. Aqui vai um spoiler: certamente, ele fará xixi em vários cantos para tentar marcar território; porém, tenha paciência, pois essa fase vai passar.

3. Estabeleça uma rotina diária para o seu cachorro

rotina diaria para seu cachorro

Tenha horário para tudo: alimentação, passeio, brincadeiras e momentos de descanso . Ao seguir uma programação regular, o seu animalzinho terá uma sensação de segurança e previsibilidade, facilitando sua adaptação.

4. Aposte em socialização com pessoas

socializacao com pessoas

Incentive o seu cachorro a interagir com a família e visitantes, proporcionando experiências positivas. Enquanto ele estiver em fase de adaptação, evite aglomerações. Por outro lado, permita que ele conheça novas pessoas gradualmente, sempre com supervisão e estimulando o bom comportamento. 

5. Faça a socialização do seu cão com outros animais

socializacao com outros animais

Se você já possui outros animais de estimação, faça uma apresentação cuidadosa entre eles. Logo, realize os encontros em um território neutro, supervisione as interações iniciais e procure criar um ambiente amigável para todos os membros da família. Se você mora em um condomínio, procure saber as regras antes de circular com o seu cão pelas áreas comuns e respeite os limites impostos.

6 – Dê carinho como estímulo ao bom comportamento

de carinho

Ofereça atenção e muito afago ao longo desse processo de mudança. Lembre-se de que o bichinho sente insegurança e é natural que se torne arredio no começo. Só com amor e cuidados, a nova casa se tornará o lar perfeito para o seu fiel companheiro! 

Enfim, a adaptação do cachorro ao novo lar requer paciência e dedicação, mas os esforços valerão a pena quando você perceber que o seu “cãomigo” está seguro e feliz em seu novo ambiente.

Quer mais dicas de como fazer essa transição sem grande estresse, veja as 10 dicas para deixar seu lar mais pet friendly e ouça abaixo o episódio 16 do Podcast S&M, que conta a história de Andreza Cruz, que casou, mudou de cidade e teve que adaptar os seus dois pets à casa nova.