As cidades grandes são conhecidas por sua vida agitada, oportunidades de carreira, entretenimento e variedade cultural. No entanto, muitos não percebem que morar em um lugar maior também oferece uma infinidade de belezas e benefícios. Listamos abaixo alguns exemplos de como a cidade grande pode ser incrível para se chamar de lar.

As delícias da cidade grande

1. Mais oportunidades de carreira e educação

cidade grande

Essa questão, geralmente, é a primeira da lista quando as pessoas decidem se mudar para grandes centros urbanos. E realmente as vantagens profissionais e educacionais que uma cidade grande proporciona é um grande diferencial. Nelas costumam existir a presença de empresas renomadas, instituições de ensino de qualidade e acesso a um vasto networking.

2. Infraestrutura e serviços

cidade grande
Rio de Janeiro – RJ

Como, obviamente, são grandes, essas cidades costumam ter uma infraestrutura bem desenvolvida. Isso geralmente inclui transportes públicos eficientes, hospitais e centros de saúde de qualidade e uma ampla variedade de serviços disponíveis. E isso, afinal, faz toda diferença para quem procura por praticidade e funcionalidade.  

3. Paisagem urbana

cidade grande
São Paulo – SP

Já dizia Caetano Veloso na música “Sampa” que “Narciso acha feio o que não é espelho”. Ou seja, o cantor, vindo do interior da Bahia, achou a cidade de São Paulo muito feia. Mas as paisagens urbanas das metrópoles, com seus arranha-céus imponentes, monumentos icônicos e arquitetura diversificada, são impressionantes. E provando que essa beleza também abriga muitas outras qualidades, São Paulo, por exemplo, é a primeira no ranking de melhores cidades para se viver no Brasil.

4. Gastronomia variada 

Restaurante Cantón Peruvian & Chinese Food, em Brasília (Foto: Divulgação)

Como muitas pessoas costumam migrar para as grandes cidades, elas se tornam um verdadeiro “caldeirão” de culturas. Então, existe uma grande oferta gastronômica, com restaurantes de diferentes culturas e culinárias tradicionais e contemporâneas. Portanto, não importa sua preferência ou bolso, certamente você vai encontrar um bom lugar para comer, beber e se divertir.

5. Parques e áreas verdes

Jardim Botânico em Curitiba – PR

Quem disse que nas selvas de pedra também não tem espaço para o verde? Se as grandes cidades não têm natureza local, elas compensam com planejamento urbano. Esse, aliás, é o lema de muitos lugares que tem amplos parques gratuitos, que são um verdadeiro refúgio para o contato com a natureza e momentos de lazer ao ar livre.

6. Opções culturais fervilham na cidade grande

Casa Rosa, espaço cultural em Salvador – BA (Foto: Divulgação/Casa Rosa)

Por ter muita gente, os grandes centros costumam ter uma ampla diversidade cultural. Museus, galerias de arte, teatros e festivais de renome mundial que enriquecem a experiência de morar em um ambiente cosmopolita compõem o cenário de uma cidade grande. Além disso, a vida noturna costuma ser efervescente, com bares, clubes, shows e eventos para todos os gostos.

Apesar dos desafios, morar em uma cidade grande oferece oportunidades únicas para desfrutar de uma vida movimentada e cheia de praticidade. Foi pensando nessa funcionalidade que Willians Santos trocou a cidade de Venturosa, no interior de Pernambuco, por Campinas (SP). Atrás de oportunidades de emprego, ele não só conseguiu ser efetivado como enfermeiro, como conquistou o sonho da casa própria antes dos 30 anos de idade. Quer saber como Willians conseguiu prosperar na cidade grande? Veja o episódio 39 do Podcast S&M.

Tags