Na hora de trocar a mobília do seu apê, algumas questões podem assustar. Seja pelo alto preço dos móveis ou pela infinidade de ofertas de produtos, é preciso pensar muito bem e analisar as opções. Mas, mantenha a calma, pois é possível encontrar alternativas de promover esta mudança mantendo a criatividade e, mais importante, a economia.

Trocar os móveis é uma excelente alternativa de renovar a energia e os espaços do ambiente. Partindo desse princípio, que tal aprender como economizar na hora de trocar a mobília? Aqui vão algumas dicas. Confira!

Itens necessários

economizar na mobilia

Comece com uma lista de quais móveis têm real necessidade de troca. Alguns itens, que são indispensáveis na sua rotina, podem ter prioridade na hora de bater o martelo. Seja a cama, o sofá, o guarda-roupas ou até a mesa e as cadeiras de jantar: eles garantem uma maior qualidade de vida no seu dia a dia. Peças menores, como mesas de cabeceiras e poltronas, podem estar em segundo plano na sua lista.

Recicle!

Em um segundo momento, observe bem o estado de conservação do móvel que você já tem em casa. Além de ser uma alternativa sustentável, você pode dar uma nova cara ao antigo item. Apostar na customização da mobília, com tintas, papéis de parede e puxadores novos é muito mais econômico do que comprar uma nova.

Planeje um orçamento

Estabelecer um limite de gastos na hora de trocar os móveis vai ser essencial para o seu planejamento. Depois que você conseguir entender quais são os itens que precisam ser trocados, saber o quanto você pode gastar vai te direcionar para o que deve ser, de fato, adquirido. Só assim você vai evitar que as dívidas se acumulem e não prejudiquem seus outros compromissos financeiros. 

Pesquise e pesquise

economizar na mobilia

Sim, pesquisar nunca é demais! Aproveite a facilidade da internet e compare os preços que estão disponíveis nas lojas online. Com infinitas opções, é comum que os valores e as condições de pagamento variem de acordo com cada uma. Mas, o menor preço nem sempre é a melhor saída: tenha atenção à qualidade dos móveis e invista em algo que possa durar mais. Isso pode ser o diferencial na hora de comprar um móvel novo, que possa ser um investimento de longo prazo.

Venda o que você já tem

Em muitos dos casos, você pode fazer um dinheirinho com o que você já tem em casa. Analise o estado de conservação na mobília e entenda que outra pessoa pode estar precisando do que já não se encaixa mais na sua realidade. Isso vai trazer uma ajuda para o seu planejamento e, também, evitar o desperdício.

Agora que você já está por dentro de todas as dicas, existem outras alternativas para renovar os ares do seu apartamento. Com os acessórios certos e uma dose de criatividade, tudo pode ganhar um ar muito mais sofisticado, sem promover grandes mudanças. Aprenda truques para deixar a decoração da sua casa mais elegante.