Sabe aqueles filmes ou séries de ficção científica que mostravam a casa do futuro e suas tecnologias? Nessas produções dos anos 1980 e 1990 uma chamada de vídeo era algo inovador. Hoje, é uma ação corriqueira. 

Assim como a assistente de voz da Amazon, a Alexa, que há alguns anos só existia na imaginação popular e hoje pode ser encontrada em sites e lojas para comprar, existem outros avanços tecnológicos que já integram o leque de opções acessíveis para incrementar a sua casa. Por isso, nós trouxemos uma seleção de tecnologias que podem fazer parte das casas do futuro. 

Tecnologia dentro de casa

A casa do futuro é uma tendência que vem ganhando espaço ao longo dos anos. A ideia é ter uma moradia inteligente que permita usufruir de seus recursos da melhor forma a fim de proporcionar conforto para você e sua família. Além disso, algumas podem oferecer melhor relação custo x benefício. 

1. Robô aspirador de pó

Este produto já está no mercado há alguns anos, mas costumava ser bem caro. No entanto, já existem modelos de diversas marcas no mercado e acessíveis ao bolso do trabalhador. Os robozinhos aspiram a casa e alguns até passam pano para deixá-la bem higienizada sem que você precise fazer muito esforço: basta controlar ele através do aplicativo do celular. 

Por meio de sensores inteligentes infravermelhos e anticolisão, o trajeto dos aparelhos é totalmente redirecionado quando obstáculos são identificados. Esses sensores garantem uma limpeza com segurança, para que não caiam de escadas e evite colidir com móveis.

2. Lâmpadas wi-fi

Acender e apagar as luzes a partir de qualquer lugar? Agora isso já é uma realidade. Em alguns supermercados e lojas de construção é possível encontrar a Smart Lâmpada Wi-Fi. Você tem a possibilidade de controlar a iluminação de casa de forma prática. Alguns modelos permitem até o controle da intensidade e da cor da lâmpada. 

Um ponto importante, que faz a adoção dessas lâmpadas ser uma ação vantajosa, é a economia de energia. Além de utilizarem a tecnologia LED, já conhecida por ser mais econômica, esse dispositivo pode ser desabilitado remotamente. Basta seu celular estar conectado a internet. 

Além disso, a instalação é simples: você só precisa tirar da caixa, rosquear a lâmpada e configurar o app no seu celular. Em poucos segundos a iluminação da sua casa do futuro estará mais inteligente e funcional. 

3. Tomadas wi-fi

Não é só as lâmpadas que podem ser controladas remotamente. Existem também as tomadas inteligentes e acessíveis. Com elas, você conecta seus eletrônicos ou eletrodomésticos no plug e passa a comandá-los por meio do aplicativo. É possível ligar e desligar aparelhos e até criar programações de uso, ligando o equipamento automaticamente apenas quando você for usar. Você ainda consegue verificar quanto cada aparelho consome na sua conta de luz no final do mês. 

As tomadas inteligentes também possuem a vantagem de evitar que seus eletrônicos sofram sobrecargas, pois desligam sozinhas quando a corrente ultrapassa 10A, por exemplo. Vale destacar que não é necessário fazer furos ou quebrar paredes, apenas trocar o espelho da sua tomada pelo espelho da de Wi-Fi. 

4. Câmeras para segurança

A segurança faz parte do pilar de conforto de uma casa do futuro. No Brasil, já existem versões de câmeras de segurança que oferecem qualidade de imagem HD e Full HD e que trazem uma gama tecnológica para capturar tudo o que acontece nos ambientes, tanto em locais bem ou pouco iluminados. 

Alguns desses modelos são capazes de enviar alertas para o seu celular quando detectam presenças suspeitas dentro de casa. Também é possível armazenar as filmagens diretamente na nuvem, enquanto as câmeras tradicionais precisam do cartão SD para salvar os vídeos. Além disso, possibilitam que você fale com a pessoa. 

Com esse recurso de voz, as câmeras podem ser usadas por filhos de idosos, por exemplo, para cuidar deles enquanto estão longe. Imagine que você abriu a câmera do seu celular e percebeu que seu pai está com dificuldades para fazer alguma tarefa simples em casa. Você consegue abrir o áudio e falar com ele para auxiliá-lo a cumprir a atividade. 

5. Sensor inteligente de gás

A segurança também está conectada à integridade física da casa e a sua própria. O detector de gás inteligente promete cumprir esse papel, enviando notificações ao usuário em tempo real. O dispositivo alerta sobre a presença de gás no ambiente, o que pode ser útil para monitorar a cozinha remotamente. Caso você faça utilização de chuveiros a gás, também pode ser instalado nos banheiros, pois detectam vazamentos de gás natural. 

Dicas para uma casa do futuro mais barata

Como vimos, você pode ter uma casa do futuro e usufruir de tecnologia sem precisar investir em dispositivos mais caros, como geladeiras e máquinas smart. Trocando alguns aparelhos você pode controlar as funções de cada equipamento seu à distância por meio de aplicativos no celular. Empresas como a Positivo, Intelbras, AGL e Mondial oferecem todos esses gadgets inteligentes por valores acessíveis. Abaixo separamos mais algumas dicas para transformar a sua casa em uma moradia tecnológica: 

  • Integre os dispositivos que você já tem, como televisores, geladeira e fogão, por meio das tomadas inteligentes, desse modo vai automatizar e economizar energia sem que precise comprar novos aparelhos;
  • Programe as lâmpadas smart para que apaguem e acendam em horários específicos, ajudando você a reduzir o consumo de energia; 
  • As tecnologias smart não dependem uma da outra para funcionar, ou seja, você não precisa gastar dinheiro para automatizar a casa toda de uma vez. 

As tecnologias da casa do futuro nunca foram tão acessíveis e passou a ser algo possível para todas as pessoas. Clique aqui e confira também os 7 dispositivos que têm de tudo para serem os melhores amigos do lar.