Realizar uma reforma pode ser um desafio empolgante, mas nem sempre tudo sai como planejado. Cometer pequenos deslizes podem ser motivo de preocupação, porém, não é preciso entrar em pânico! Com algumas dicas simples, é possível corrigir os incidentes de maneira criativa. Separamos abaixo algumas soluções práticas que vão te ajudar a salvar alguns erros comuns em reformas.
Pintura de parede errada
Pintou o cômodo com a cor errada? Não se preocupe. Uma solução simples é pintar apenas uma parede em destaque com uma cor mais vibrante ou utilizar papéis de parede para disfarçar o equívoco. Outra opção é aplicar uma demão de tinta especial branca para cobrir a cor inadequada, seguida pela cor desejada. Assim, a nova camada irá cobrir completamente a cor anterior. Outra ideia, se a cor ficou muito escura, é clareá-la, adicionando uma camada de tinta branca por cima. Já se a cor ficou muito clara, você pode aplicar uma nova camada de tinta para obter o tom ideal.
Riscos no chão
Riscar o chão é bastante comum durante a reforma, principalmente em pisos de madeira. No entanto, há algumas soluções que podem ajudar a minimizar ou disfarçar esses deslizes. Para riscos leves, experimente aplicar um lápis de cor na mesma tonalidade e depois passe um pano úmido. Você ainda pode tentar usar uma solução caseira de vinagre e azeite de oliva, aplicando a mistura sobre a região afetada e depois polindo com um pano limpo.
Para riscos mais profundos, considere a aplicação de produtos específicos para a recuperação de pisos, como ceras e revitalizadores, que ajudam a disfarçar os danos e devolver o brilho.
Reforma inadequada de móveis
Caso você tenha reformado um móvel e o resultado não tenha ficado como esperado, existem maneiras de contornar essa situação. Se você pintou o móvel e não gostou do resultado, pode lixar a superfície e aplicar uma nova camada de tinta.
Se o móvel de madeira apresentar algum detalhe malfeito, você pode repará-lo com massa para madeira ou algum produto de reparação específico para móveis, como a chalk paint, que já tem uma espessura mais grossa. Já se tiver imperfeições ou manchas, use uma lixa fina e, em seguida, passe um selador ou verniz para renovar o acabamento.
Se a reforma envolver a aplicação de tecido ou estofamento, considere adicionar uma capa decorativa ou almofadas para esconder falhas e criar um visual renovado.
Tamanho errado
Usar um móvel como ponto de partida para o projeto da casa é um erro comum. Por isso, é muito importante medir os espaços que se tem antes de sair às compras. Recomenda-se especial atenção com peças de grandes dimensões, como sofás e mesas de jantar. E lembre-se de sempre pedir a nota fiscal dos produtos comprados e se certificar sobre a política de troca da loja. Vale ressaltar que as lojas físicas não são obrigadas por lei a realizar a substituição do produto, a não ser que ela dê essa possibilidade no momento da compra.
Já no caso de compras realizadas pela Internet, de acordo com o artigo 49, do Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias.
Busque ajuda
Sabemos que, muitas vezes, o orçamento para reformas é curto, mas, dependendo do tipo de deslize, a melhor opção para solucioná-lo é a ajuda especializada. Por exemplo, se você instalou um interruptor de luz em um local pouco acessível ou inconveniente, é possível mover a posição utilizando as habilidades elétricas adequadas ou contratar um eletricista para isso. Além de ser perigoso, mexer com algo que não domina pode gerar ainda mais gastos extras.
Cometer pequenos deslizes durante uma reforma pode ser frustrante, sabemos, mas não precisa fazer disso o fim do mundo. Essas dicas são a prova de que é possível transformar os erros em soluções. De resto, divirta-se durante o processo e desfrute a possibilidade de estar reformando o seu tão sonhado lar.