Morar num apê pequeno não significa não ter espaço para nada. Sabia que usar divisória de ambiente pode te dar uma decoração mais otimizada? E, para aproveitar melhor o espaço disponível com design e simplicidade, você pode inclusive usar móveis e acessórios que já tem em casa.
Racks ou buffets são uma ótima opção de divisória
Esses móveis multifuncionais podem trazer um charme extra ao ambiente. Eles são perfeitos, por exemplo, para “dividir” a sala de estar da sala de jantar e otimizar o espaço armazenando a louça, bebidas, objetos de decoração, entre outros.
Bancadas são versáteis, pois podem ser usadas do trabalho à refeição
Se você não quer ocupar muito espaço, esse é o seu tipo ideal de divisória. As bancadas podem se encaixar facilmente em qualquer cômodo e preencher aqueles espaços vazios em que sentimos “falta de algo”. Com elas você pode separar a cozinha dos demais ambientes e, ainda, ganhar uma mesa para situações corriqueiras. Ela também fica perfeita na sala como um local de trabalho/estudo.
Outra ideia é usar a parede ripada, que pode ser criada com ripas de madeira horizontais, verticais ou diagonais. O recurso combina com diversos ambientes da casa, proporcionando charme e aconchego à decoração.
Biombos separam – ou podem esconder – os ambientes
Essa é uma divisão mais leve, de fácil mobilidade, que ocupa pouco espaço e, dependendo do modelo, que possibilita a passagem de ar. Seja de sisal, de madeira, de vime, entre outros, eles podem aumentar, diminuir e até ressignificar os ambientes, pois funcionam como um delimitador de espaço. Um biombo pode ser usado, inclusive, para esconder portas e, assim, dar mais privacidade ao cômodo.
Estantes vazadas ajudam na hora de organizar o seu cômodo
Para além de serem ótimos delimitadores de espaço, os armários com divisórias aparentes possibilitam a passagem de ar e dão certa amplitude ao ambiente. Como contam com uma boa capacidade de armazenamento e são fáceis de decorar, as estantes vazadas se adequam tanto para separar as salas de estar e jantar quanto para desmembrar espaços no quarto, como a área da cama e do home-office.
Posicionar bem os móveis faz com que o ambiente fique bem delimitado, organizado e amplo. E, para aproveitar melhor um espaço pequeno, é preciso levar em conta o tamanho do cômodo e a funcionalidade dos móveis e acessórios. Dessa maneira, você conseguirá fazer uma divisão muito mais proveitosa do seu lar.