Comprar um apartamento é um grande passo na vida de muitas pessoas, porém, nem sempre é fácil comprovar a renda quando não se possui registro em carteira de trabalho (CLT). A seguir, separamos algumas dúvidas frequentes para tentar sanar e te ajudar a avaliar se já é possível adquirir a sonhada casa própria.

É preciso comprovar renda para comprar um apartamento?

A compra de um imóvel sem comprovar renda formal pode ser um desafio, principalmente se você estiver buscando financiamento através de uma instituição financeira. Geralmente, os bancos e outras entidades financeiras exigem comprovação de renda para verificar a capacidade de pagamento do comprador. No entanto, existem algumas alternativas que podem ser exploradas para comprar um imóvel sem comprovar renda formal. Confira!

1. Pagamento à vista

Se você tiver recursos suficientes para comprar o imóvel à vista, não será necessário apresentar comprovante de renda. Nesse caso, o vendedor pode aceitar a transação sem essa exigência.

2. Financiamento com garantias

Em algumas situações, é possível obter financiamento através de garantias adicionais, como oferecer o próprio imóvel como garantia ou contar com um avalista que comprove sua renda. Essas opções podem ser consideradas por algumas instituições financeiras, mas é importante ressaltar que a análise pode variar de caso para caso.

3. Compra direta com o proprietário

Se você estiver comprando diretamente com o proprietário do imóvel, pode haver mais flexibilidade em relação à comprovação de renda. Neste caso, as negociações são feitas de forma direta e as condições podem ser acordadas entre as partes envolvidas.

É importante frisar, porém, que essas possibilidades de compra não incluem o financiamento convencional. Para isso, é fundamental fazer a comprovação da renda. 

É possível comprar um apartamento financiado sem comprovação de renda?

comprovar renda
Foto: Freepik

A comprovação de renda é um passo fundamental do processo de financiamento imobiliário. Geralmente, a fonte credora faz a análise da documentação – que inclui holerite e comprovantes de pagamento –  para entender a sua real condição financeira. Sem isso, provavelmente, você não vai conseguir crédito para continuar o processo de compra parcelada. Mas calma, não é porque você não trabalha com registro em carteira que não conseguirá comprovar renda.

O que fazer se não tiver comprovação de renda?

Se você não tiver registro em carteira de trabalho, é importante explorar outras opções para comprovar a sua renda. Por exemplo, se você trabalha como autônomo, poderá utilizar extratos bancários, declarações de Imposto de Renda (IR), contratos de prestação de serviços ou notas fiscais para documentar sua renda de forma legal e transparente.

Como comprovar renda sem ter carteira assinada?

Caso não possua carteira assinada e trabalhe como MEI, empreendedor, autônomo ou possui outras fontes de renda, mas mesmo assim gostaria de solicitar um financiamento imobiliário, separamos alguns comprovantes de renda que também são válidos no processo de financiamento:

  • Pró-labore: documento que especifica as informações referentes à remuneração dos sócios de uma empresa.
  • Decore: a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é um documento emitido por um contador que afere os rendimentos de uma pessoa física por um período determinado de tempo.
  • Extratos bancários: servem para comprovar a movimentação financeira recorrente na conta bancária.
  • Investimentos: caso possua investimentos, como ações ou imóveis, pode ser possível apresentar esses ativos como garantia ou comprovação de renda.
  • Contrato de prestação de serviços: algumas instituições financeiras aceitam esse documento para comprovar renda.
  • Contrato social da empresa: embora também possa ser analisado como um documento comprobatório, algumas instituições bancárias podem solicitar um complemento.
  • Declaração de imposto de renda: o IR pode funcionar como comprovação de renda para quem trabalha como MEI, empreendedor, autônomo ou possui outras fontes de renda.

Pode comprar o imóvel junto com outra pessoa para comprovar renda?

Caso você não consiga comprovar renda o suficiente por conta própria, uma alternativa é considerar fazer a compra em conjunto com um parceiro ou familiar. Caso a pessoa possua registro em carteira de trabalho, isso facilitará o processo, uma vez que a renda formal poderá ser utilizada como base para a negociação. É importante, porém, lembrar que essa opção deve ser analisada com cautela, levando em conta as responsabilidades e obrigações de ambos os compradores.

Quem não tem renda pode fazer empréstimo para comprar um imóvel?

Sim. Existem algumas categorias de trabalhadores que não têm como apresentar um comprovante de renda ao fazer uma operação financeira, como os autônomos, que trabalham por conta própria, e trabalhadores informais, que não possuem carteira assinada e vínculo empregatício. Diante disso, algumas instituições concedem a possibilidade de empréstimos ou consórcios. Contudo, geralmente, o trabalhador tem que ter uma boa relação com o banco ou credora para a liberação do crédito. Ou seja, tem que apresentar uma boa movimentação bancária, no caso da transação ser feita por bancos; ter o histórico de ser um bom pagador de contas e dívidas; e nenhuma restrição de crédito (estar com o nome sujo). 

Lembre-se de que essas são apenas alternativas possíveis e que a viabilidade de comprar ou não um imóvel sem comprovar renda dependerá da sua situação financeira. Além disso, é sempre recomendável buscar orientação de um profissional especializado, como um corretor de imóveis ou um advogado, para ajudá-lo no processo de compra e avaliar as opções disponíveis no seu caso específico .