Morar no interior é um sonho de consumo para muitas pessoas. Longe do ritmo acelerado das grandes cidades, o interior oferece tranquilidade, qualidade de vida e uma conexão mais íntima com a natureza. Várias cidades do interior, aliás, fazem parte do ranking de melhores lugares para se viver no Brasil. Por isso, resolvemos listar abaixo as vantagens e encantos de se viver em locais mais pacatos.

Conexão com a natureza

morar no interior
Vassouras – RJ

O interior é repleto de paisagens deslumbrantes. Então, a proximidade com áreas rurais, florestas e rios permite que os moradores desfrutem de belos cenários e atividades ao ar livre.

Mais tranquilidade e segurança

Uma das principais vantagens de viver aquém da região metropolitana é a sensação de paz e segurança que o ambiente proporciona. Ruas tranquilas, vizinhança amigável e baixos índices de criminalidade são características comuns nas regiões rurais. Diante disso, a qualidade de vida se torna muito maior.

Custo de vida mais acessível

morar no interior
Uberaba – MG

Morar no interior, geralmente, significa ter acesso a imóveis com preços mais acessíveis, o que permite ter uma moradia mais ampla em relação ao que o orçamento permitiria em uma grande metrópole. E o melhor: o custo de vida mais barato também se reflete nos serviços, alimentação e despesas do dia a dia.

Acesso à comunidade

No interior, é comum ver uma forte união entre os moradores. O clima de “cidade pequena” dá uma sensação de que todos se conhecem e se ajudam mutuamente em momentos de necessidade. Isso acontece, pois quem se muda para o interior, geralmente abraça o estilo de vida da cidade.

Tradições culturais

Carnaval de Ouro Preto – MG (Foto: Reprodução/Correio de Minas)

As cidades do interior costumam preservar sua cultura com muito carinho. Por isso, é comum ter festas regionais, artesanato local e culinária típica. Algumas dessas manifestações culturais, aliás, são muito apreciadas, gerando turismo e, consequentemente, mais dinheiro para a região.

Alimentação saudável

Muitos cidades interioranas ainda preservam a produção agrícola como uma das suas principais atividades. Além disso, a agricultura familiar e o cultivo de alimentos orgânicos são comuns, o que proporciona uma alimentação mais saudável e fresca para os moradores.

Menos poluição e estresse

São João Del Rei – MG

O ritmo de vida mais tranquilo no interior contribui para uma redução da poluição ambiental e do estresse diário. O ar mais puro e a ausência de congestionamentos são vantagens que melhoram a qualidade de vida e resultam em mais saúde.

Lazer e entretenimento de qualidade

Museu de Arte Popular da Paraíba – Campina Grande/PB (Foto: Reprodução/Site da UEPB)

Contrariando o estereótipo de falta de opções, hoje o interior oferece uma variedade de atividades de lazer e entretenimento. São muitas as opções de festas tradicionais, trilhas, cachoeiras, pesca, entre outras. Ademais, foi-se o tempo em que se precisava ir para a capital para frequentar bons restaurantes e baladas.

Morar no interior pode proporcionar uma experiência única de vida. Que o diga Jéssica de Sá! Aos 30 anos, ela trocou a profissão de engenheira civil pela de confeitaria e se mudou para Itu, no interior de São Paulo. Hoje, trabalha no próprio negócio e toca tranquilamente a vida com o marido Henrique e a primeira filha, Marina. No começo, claro, houve um estranhamento natural, mas agora ela está feliz da vida com a sua escolha. Quer saber mais sobre a história da Jéssica e como é morar no interior? Assista ao episódio 38 do Podcast S&M.