Morar sozinho marca um importante capítulo na trajetória de muitos jovens, indo além da simples busca por um lugar próprio. Nesse período repleto de descobertas, a jornada se transforma em uma busca pelo autoconhecimento, refletindo a personalidade nos detalhes e sutilezas do lar. Foi pensando nessa fase da vida que os profissionais do Etri Arquitetos, Renata Iervolino e Eduardo Tambellini, dão algumas ideias de decoração para quem vai morar sozinho. Confira a seguir!
Chegou a hora morar sozinho, como decorar?
A concepção da arquitetura de interiores para um jovem solteiro requer uma abordagem cuidadosa, visando atender às suas necessidades, estilo de vida e gostos pessoais. Para Renata e Eduardo, é preciso criar espaços funcionais, empregando tons neutros e sóbrios para que haja espaço para que o morador reflita sua personalidade nos detalhes e pontos de destaque.
Cada elemento precisa ser pensado para equilibrar a praticidade com a expressão individual, proporcionando um ambiente que não só atenda às demandas diárias, mas também reflita a personalidade única do ocupante. Algumas dicas podem ajudar você a imprimir todas essas características no seu apê. Veja:
1. Áreas sociais integradas
A união entre a sala de estar, jantar e cozinha proporciona uma sensação de amplitude e facilita a circulação. Além disso, também auxilia na melhor propagação de luz natural, principalmente, se o apê tiver varanda. A delimitação dos ambientes pode ser feita pelos móveis, orientando cada espaço de maneira funcional.
Mais do que simplesmente abolir paredes, essa conexão pode ser guiada por um visual moderno, com uma paleta de tons off-white e algumas peças mais rústicas, harmonizando-se com uma composição de texturas que promove uma atmosfera dinâmica e acolhedora.
Sala de estar com parede de cimento queimado
A parede da sala, ao ser revestida com o visual de cimento queimado insufla uma aura contemporânea e sofisticada ao ambiente. Essa escolha de revestimento não apenas adiciona uma textura única à parede, mas também incorpora uma tonalidade sutilmente industrial, criando uma atmosfera visualmente moderna.
Assim, o cimento queimado, com sua estética despojada e contemporânea, torna-se uma escolha marcante para quem busca imprimir personalidade e elegância à sala. Sua capacidade de se adaptar a diversos estilos de decoração, do industrial ao minimalista, garante versatilidade.
Além disso, a combinação desta parede com um buffet bem selecionado contribui para tornar o ambiente ainda mais acolhedor. Eduardo Tambellini destaca que um buffet com toque industrial pode se revelar um ponto focal. Além de sua função estética, o buffet é funcional ao abrigar o minibar, adicionando um toque prático e moderno à composição do espaço.
Sala de jantar
Se você gosta de receber amigos, a escolha da mesa de jantar com uma base em madeira, conferindo um calor ao ambiente, pode ser uma escolha ideal. A versatilidade se manifesta no tampo, podendo ser em vidro ou madeira, introduzindo um toque de sofisticação à composição. Essa combinação elegante se estende às cadeiras, caso você opte por modelos revestidos em linha cru, criando uma atmosfera convidativa e contemporânea para momentos de convívio.
Sala de estar
Na sala de estar, a sugestão é escolher um painel de madeira para a TV, proporcionando espaço para livros, luminárias e objetos decorativos. Para um ambiente relaxante, um sofá cinza pode ser decorado com almofadas que exibem um degradê de texturas e cores. Para adicionar um toque diferenciado e impactante, considere banquetas pretas e um tapete com tonalidades neutras, que trarão aconchego a esse espaço.
Quanto ao piso, os arquitetos recomendam a opção de um modelo vinílico amadeirado. Essa escolha visa quebrar um pouco a predominância de cores frias e neutras, conferindo à sala uma sensação mais acolhedora, em perfeita sintonia com as peças de madeira selecionadas.
2. Cozinha
Na cozinha do apartamento, os arquitetos recomendam acabamentos que enfatizem a riqueza de texturas, como o uso de azulejos estilo subway na parte inferior de uma bancada americana. Além disso, ambos aconselham uma marcenaria personalizada projetada para garantir uma organização eficiente e armazenamento de produtos, louças e eletrodomésticos.
Você pode optar também pelo cinza, a fim de criar uma sensação de continuidade da sala de estar. Para adicionar um toque amadeirado, incorpore banquetas rústicas, preservando a identidade do apartamento.
3. Quarto
Com uma paleta de cores suaves como base, a cabeceira em azul pode ser uma boa pedida para destacar os contornos marcantes. A mobília na cor branca contribui para a sensação de amplitude. Combinando ambas as tonalidades, adiciona uma atmosfera de tranquilidade e serenidade ao ambiente, sem perder a essência da jovialidade.
4. Banheiro
A simplicidade no design e na escolha dos móveis desempenha um papel importante em banheiros de estilo moderno. Os arquitetos Renata e Eduardo afirmam que um caminho interessante para esse cômodo é o estilo minimalista, trazendo a leveza das linhas limpas. Acrescente acessórios em materiais como aço inoxidável preto, se quiser conferir um toque moderno e industrial ao espaço.
Toalhas de boa qualidade em tons neutros, dispensadores de sabonete em design minimalista e um bom espelho com iluminação adequada são detalhes que não apenas contribuem para a estética, mas também para a praticidade do ambiente.
Invista em prateleiras ou nichos para organizar itens de cuidados pessoais de forma ordenada e considere a inclusão de plantas de baixa manutenção para adicionar um toque de frescor natural.
Agora você já está mais um passo à frente na jornada de morar sozinho. Siga com essas dicas do que comprar ou, se você está no início da trajetória, clique aqui para saber como comprar um apartamento sozinho e tudo o que você precisa saber a esse respeito.