Além de todas as tarefas e obrigações do dia a dia, um gestor ainda precisa saber tudo o que valoriza um condomínio.
No Brasil, a tarefa requer um planejamento cuidadoso e a tomada de diversas medidas.
Existem diversos fatores que podem contribuir para a valorização de um condomínio, e é importante que os administradores e moradores estejam atentos a esses aspectos para garantir que o condomínio esteja sempre em boas condições e atraente para os moradores e potenciais compradores.
Neste texto, separamos sete dicas essenciais para qualquer condomínio se manter atualizado, conservado e atraente.
● Dica 1: Manutenção em dia
● Dica 2: Atenção na fachada
● Dica 3: Aliando moradia e lazer
● Dica 4: Segurança garantida
● Dica 5: Conforto através da inovação
● Dica 6: Favorecendo uma boa convivência
● Dica 7: Usando a comunicação ao seu favor
Dica 1: Manutenção em dia
Um dos primeiros passos para valorizar um condomínio é garantir que ele esteja sempre bem-cuidado e com seus espaços em boas condições.
Isso inclui a realização de reparos e manutenções regulares, bem como a limpeza e conservação dos espaços comuns. Tudo isso valoriza um condomínio e ajuda a atrair novos moradores.
Para que os atuais moradores fiquem confortáveis e satisfeitos, é importante que eles tenham canais abertos para sugerir melhorias, ajudando o trabalho dos funcionários.
Com tudo em ordem, é mais provável que estes moradores também sejam agentes voluntários para buscar novas pessoas para viver no condomínio.
Dica 2: Atenção na fachada
Como diz aquele velho ditado, a primeira impressão é a que fica. A fachada de um condomínio tende a ser a primeira impressão de visitantes e de potenciais novos moradores.
Por isso, é importante investir em melhorias estéticas, como jardins bem cuidados e fachadas atraentes.
A manutenção constante e o cuidado com estes quesitos podem aumentar o apelo do condomínio para os moradores e os potenciais clientes.
Dica 3: Aliando moradia e lazer
Outra medida importante é oferecer serviços que sejam atrativos para os moradores. Isso pode incluir piscinas, quadras esportivas, salões de festas, áreas de churrasqueira e até mesmo academia e sauna.
Com os espaços de moradia padronizados em diversos condomínios, os espaços de lazer e convivência podem ser um diferencial.
Dica 4: Segurança garantida
Para que tudo isso funcione, é importante garantir que os serviços de segurança do condomínio estejam sempre em dia, incluindo câmeras de segurança, portarias 24 horas e vigilantes.
Outra dica para incrementar o processo de segurança é o uso de aplicativo de gestão para condomínio, que integra toda a comunicação, centralizando os chamados por um canal digital e seguro.
Um bom exemplo de aplicativo eficiente e prático é o app uCondo, que permite controlar acessos, entregas, visitas, serviços e toda a comunicação de um condomínio.
Dica 5: Conforto através da inovação
Outra medida que pode contribuir para a valorização de um condomínio é investir em tecnologia e inovação. Isso pode incluir a instalação de sistemas de automação residencial, que permitem que os moradores controlem as luzes, o aquecimento e o ar-condicionado de suas unidades através de dispositivos móveis.
Também é possível investir em sistemas de geração de energia solar ou eólica, o que pode contribuir para a redução de custos e aumentar a sustentabilidade do condomínio.
Dica 6: Favorecendo a boa convivência
Outra maneira de valorizar um condomínio é investir em atividades e eventos que promovam a interação entre os moradores.
Para que haja harmonia e boa convivência, o síndico ou gestão pode atuar como “facilitador”. Com a chegada do final do ano, por exemplo, é possível promover eventos de Natal ou Reveillon, reunindo os moradores.
Dica 7: Usando a comunicação ao seu favor
Um aplicativo de condomínio é uma ferramenta muito útil para gerenciar e melhorar a experiência de morar em um condomínio.
Além de facilitar a comunicação entre os moradores e a administração do condomínio, ele também pode ser usado para tornar o local mais atraente e agradável para todos.
Com um pouco de criatividade, é possível transformar o aplicativo de condomínio em uma ferramenta valiosa.
Através do app uCondo, por exemplo, é possível criar enquetes sobre qualquer tema, promovendo a interação dos moradores com os temas que são relevantes para eles: O tema da próxima festa entre condôminos; as cores utilizadas na pintura de todos os espaços comuns ou de uma área específica; a data da próxima assembleia; só depende da criatividade do gestor.
Com a interação de todos para um bem comum, aumenta a sensação de participação na gestão.
A comunicação aberta também tende a ser um ponto que valoriza um condomínio. Sendo assim, a mesma ferramenta também pode ser utilizada para que os moradores relatem suas insatisfações, permitindo que o gestor resolva os problemas de forma efetiva.
Quer saber como criar um condomínio inteligente? Confira as dicas da uCondo e Market4u: