A manutenção diária com limpeza e arrumação não é a tarefa preferida para fazer no dia a dia. Mas precisa ser feita. Porém, não há necessidade de ocupar todo o seu tempo com isso. Basta criar alguns bons hábitos. A seguir sugerimos 7 passos ajudar a ter uma organização doméstica eficiente e sem crises.
- Arrume a cama
Comece o dia arrumando a sua própria cama e incentive seus filhos a fazerem o mesmo. Tê-las arrumadas faz uma grande diferença na aparência do quarto e leva apenas alguns minutos, que farão grande diferença na organização doméstica.
- Priorize as tarefas
Faça uma lista do que você gostaria de fazer e priorize o que precisa ser feito e o que pode esperar até o próximo dia ou dois. Afinal, muitos de nós além do trabalho com a casa, temos o trabalho fora e com as crianças e, com tantas tarefas, realmente algumas serão deixadas para depois.
O lixo, por exemplo, é um dos itens que não deve ser deixado para depois. Como ele pode atrair insetos, é fundamental que seja descartado todos os dias. Ah! E não esqueça de fazer a separação do lixo reciclável.
- Envolva toda a família
Muitas vezes é realmente mais fácil fazer o trabalho sozinho, mas gastar um tempinho para ensinar seus filhos a ajudar é muito mais que gastar tempo, é um investimento. Ensinar as crianças a fazer trabalhos apropriados à idade será melhor a longo prazo para todos.
Comece ensinando-os nas tarefas simples: arrumar a cama, levar suas roupas para lavar, organizar os próprios brinquedos, colocar a mesa, lavar louças, entre tantas outras tarefas possíveis. Lembre-se, se os seus filhos aprendem com facilidade como mexer em aplicativos e jogos eletrônicos, aprenderão rapidamente como ligar a máquina de lavar roupas.
É incrível quanta diferença isso pode fazer na arrumação geral da casa se apenas essas coisas simples forem feitas. Com o tempo essas práticas serão um hábito para eles e, eventualmente, poderão ser feitas com o mínimo de lembretes.
- Use e abuse de tecnologia
A tecnologia e os acessórios podem e devem ser usados a seu favor. Existem diversos itens que ajudam e facilitam a vida na limpeza diária.
Os mops, por exemplo, são fáceis de usar e aparecem em diversas versões, assim como o vaporizador portátil, que pode ser usado de formas variadas. Os utensílios inteligentes para limpeza também estão em alta, como os robôs inteligentes.
- Dedique 15 minutos para uma limpeza noturna
Crie uma rotina de limpeza noturna de 15 minutos em família. Tudo fica mais fácil quando todo mundo está colaborando e o dia seguinte vai começar muito melhor. Nesses 15 minutos faça pequenas atividades de organização e limpeza, como recolher e dobrar as roupas do varal, lavar a louça do jantar e tirar do freezer os alimentos que serão utilizados no dia seguinte.
As crianças podem ajudar guardando as roupas, as louças secas e organizando os brinquedos e objetos fora do lugar.
- Mantenha os itens básicos de limpeza por perto
Manter os itens básicos de limpeza perto de onde você os usa, facilita a limpeza diária. Nos banheiros, por exemplo, você pode deixar um limpador multiuso, um pano e uma uma escova para limpar o vaso sanitário. Além de sacos plásticos vazios para fazer a troca do lixinho de banheiro. Isso torna muito mais rápido e fácil fazer uma limpeza rápida.
- Organize aos poucos
Além da limpeza propriamente dita, é sempre necessário fazer algumas tarefas extras, como limpar os móveis por dentro, organizar o armário ou o guarda-roupa. Em vez de deixar tudo se acumular ou passar um dia inteiro nesse tipo de tarefa, elenque uma pequena parte por semana. Com certeza a organização doméstica será menos desgastante e sua casa vai ficando pouco a pouco muito mais funcional.
Limpeza e arrumação feitas? Que tal agora relaxar e pensar no seu bem-estar?