O sono é fundamental para a manutenção de todas as funções do corpo. Tornar sua cama um espaço aconchegante e acolhedor é uma das melhores maneiras para ter uma noite revigorante e começar bem o seu dia. Para uma cama posta, comece com lençóis frescos e limpos. Em seguida, adicione travesseiros macios e almofadas decorativas. Finalize com uma colcha ou edredom para adicionar textura e cor ao seu quarto. Com essas dicas simples e outras que você confere a seguir, você pode transformar sua cama em um santuário confortável para o qual você vai adorar voltar todas as noites. E mais: com um visual digno de revista!

7 dicas para uma cama posta confortável e irresistível

  1. Invista em um bom colchão
cama posta

Uma pessoa passa, em média, cerca de um terço da vida dormindo. Portanto, nada mais justo que investir em um bom colchão. Escolher um colchão de qualidade é também uma maneira de investir na própria saúde, já que a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida, saúde e bem-estar físico e mental.
Com o uso do colchão adequado você previne os sintomas de doenças crônicas, como enxaqueca e dores na coluna, além de evitar indisposições comuns nos dias seguidos de noites mal dormidas.
Também é importante se atentar ao prazo de validade do colchão. Isso mesmo, embora não sejam produtos perecíveis, eles tem um tempo máximo de uso recomendado, que fica entre 8 e 10 anos.
Virar o colchão – trocar a ponta em que se apoia a cabeça pela parte onde ficam os pés e o lado no qual ele encosta na cama – de forma mensal, garante um pouco mais de duração e conforto, além de evitar deformações.

  1. Escolha bem as roupas de cama para uma cama posta bonita e confortável
cama posta

A escolha da roupa de cama é muito particular. Algumas vezes a escolha é feita pela beleza ou pelo preço. Em outras ocasiões esse tipo de tecido pode provocar alergias em determinadas pessoas. Por isso, para o seu conforto, opte pelo tipo de lençol que melhor se adequa ao seu estilo.
Os lençóis de flanela são macios e adicionam textura à aparência da sua cama. Se você segue uma linha mais sustentável, procure lençóis que sejam feitos com materiais naturais não tóxicos, como 100% algodão ou seda. 

O lençol de linho é totalmente biodegradável, tornando o material uma escolha muito sustentável e luxuosa para roupas de cama. Além do mais, esse tecido é antialérgico, tornando-o adequado para pessoas com doenças de pele ou sensibilidades, assim como para crianças e bebês.

Quanto à cor, opte por tons neutros, como bege ou branco, pois são cores calmantes e que combinam com qualquer outro item que você possa usar para deixar a sua cama bem arrumada. Dessa forma, você pode escolher um cobre-leito ou lençol complementar em estampas florais e cores vivas para deixar o seu quarto mais primaveril ou com a cara do inverno ou usar mantas, cobertores e edredons sobrepostos para trazer o clima mais aconchegante no inverno.

 Veja também o episódio 11 do podcast Sonhar&Morar:

  1. Dedique atenção também à escolha do travesseiro
cama posta

Cada pessoa tem uma forma particular e diferente de dormir. Se você dorme de lado, por exemplo, escolha um travesseiro firme, na altura da distância entre a cabeça e o ombro, de forma que o pescoço não fique curvado para baixo ou para cima; se dormir de costas, escolha um travesseiro médio, pela mesma razão; já se você prefere dormir de bruços, escolha um travesseiro macio. O travesseiro de infância também é válido, se o fizer dormir melhor.

É recomendado que os travesseiros sejam lavados a cada 6 meses para evitar a proliferação de ácaros e bactérias. No entanto, a maioria só pode ser lavada a seco. Por isso, verifique a etiqueta antes de jogá-lo na máquina de lavar roupas.
Para lavá-lo à máquina, retire antes a fronha ou capa e coloque no máximo dois travesseiros por ciclo de lavagem, verificando se o seu equipamento comporta o tamanho deles. Para não danificá-lo, escolha o modo “suave” de lavagem.

 Uma dica interessante nesse processo é também adicionar vinagre branco, juntamente ao sabão, para que o  travesseiro fique mais macio. 

Após a centrifugação, coloque os travesseiros em um local com bastante ventilação e certifique-se de que ele está bem seco antes de usá-lo novamente. Caso contrário, ele pode mofar. E atenção: nada de recorrer à secadora, pois ela pode deformar o travesseiro.

Se o seu travesseiro não puder ser lavado na máquina de lavar roupas, utilize um vaporizador portátil  para eliminar ácaros. Quando for trocar a fronha, espirre uma solução de álcool e água e deixe-o em um lugar bem arejado por 15 minutos. 

Utilizar capas também ajuda a manter o seu travesseiro limpo, já que você pode tirar e lavá-la com mais frequência.

  1. Instalar uma cabeceira dá um toque a mais na cama posta

As cabeceiras são acolhedoras e dão um toque especial na decoração do quarto. Com uma variedade de tamanhos, cores e acabamentos, será fácil escolher uma que se encaixe no seu estilo. Se o quarto for pequeno, prefira as opções mais baixas e que vão de ponta a ponta da parede, pois isso dá uma sensação de amplitude ao espaço, além do uso de cores mais claras e clean.
Se você tiver habilidades manuais, vale também apostar no melhor do estilo “faça você mesmo”, utilizando tábuas de madeira, tecidos, tintas e até mesmo materiais reaproveitados, como os pallets.

  1. Adicione camadas e texturas 

Você já percebeu que em quartos de hotéis ou em revistas de decoração a maioria das camas sempre tem uma manta? Adicione uma manta na sua cama posta! Ela adiciona textura e torna o espaço mais aconchegante. Além do mais, são fáceis de lavar e você pode trocá-las quando quiser para dar um novo visual ao quarto sem gastar muito. 

Já pensou em tricotar a sua própria manta? Itens de tricô estão na moda e dão um toque agradável na sua decoração. Se a sua manta ficar bonita, que tal fazer mais e vender para ganhar uma renda extra? 

Além das mantas, outros itens podem ajudar a adicionar camadas e texturas, dando aquela sensação de cama fofinha e macia, conforme o estilo de decoração escolhido: cobreleitos, colchas ou lençóis de colocar por cima, com diferentes tipos de dobras, além das almofadas em diferentes formatos e capas de diferentes tecidos, como sugerimos na próxima dica.

  1. Almofadas

As almofadas são práticas para compor uma decoração e até mudar o estilo da decor de maneira rápida, simples e econômica. Você pode escolher e mudar entre os diferentes formatos, como os modelos de nós, comuns no estilo escandinavo, os rolinhos pequenos ou que passam por toda a largura da cama, e formatos mais peculiares, como coração, triângulos e círculos. A escolha dos tecidos das capas também reafirmam o seu estilo, fibras naturais dão um ar mais aconchegante e, dependendo do estilo, trazem até o aconchego da casa de vó – uma das tendências de decor de 2022 -, tecidos brilhantes, como cetim, com lantejoulas e glitter, já trazem mais sofisticação. E a lista de opções é imensa: veludo, linho, jacquard… 

  1. O atemporal edredom

Você sabia que o peso do edredom ajuda você a adormecer mais rápido e ter um sono mais profundo? Isso porque a pressão do tecido sobre o corpo ajuda a estimular a produção de serotonina e melatonina, fazendo com que você se sinta mais relaxado, além de aliviar a ansiedade e ajudar na insônia. Essa pressão contribui ainda para uma sensação de segurança, o que leva a um sono mais profundo. 

Fora os benefícios do sono, muitas pessoas usam o edredom para cobrir a cama durante o dia. Invista em um modelo com tecido que combine com a decoração do seu quarto e aproveite as vantagens.
A melhor noite de sono para recarregar as energias, descansar e relaxar só depende de você. Com essas dicas, seu quarto será o santuário que você merece, com a beleza que você quer!

Tags