A série Rainha Charlotte estreou esse mês em uma plataforma streaming e já arrebatou uma legião de fãs por mostrar a opulenta decoração de época da regência inglesa. Muito desse frisson se deve ao fato da história se passar em castelos, entre reis e rainhas, e mostrar charmosos acessórios de décor, como a tenda dossel. Para além de “espantar mosquitos”, essa estrutura pode transformar qualquer ambiente em um espaço acolhedor e aconchegante. Veja como você também pode usar a peça para trazer elegância e até um certo “ar de realeza” para o seu lar.

Navegue pelo menu abaixo para ir diretamente ao trecho desejado

O que é a tenda dossel?

É uma estrutura composta por um suporte vertical central com quatro ou mais hastes que se estendem horizontalmente para formar uma “cobertura” em forma de cúpula ou pirâmide. O modelo mosquiteiro, geralmente redondo e feito com tecidos leves, cortinas e véus é o mais comum e indicado para decoração. 

Existem, porém, vários tipos de tendas dossel disponíveis no mercado, com suas próprias características e benefícios, dependendo do uso pretendido.

Veja alguns dos modelos mais comuns de tenda:

  • Mosquiteiro

É uma estrutura em forma de cone que se estende do chão até a parte superior da tenda. É comumente feita de hastes ou tubos leves, em geral de alumínio, e coberta por um tecido leve, a fim proteger contra insetos e oferecer uma boa ventilação.

A entrada da tenda pode ser feita através de uma abertura com zíper ou de uma “porta” tipo sanfona. Alguns modelos ainda possuem janelas com tela para ventilação adicional.

  • Eventos

É frequentemente usado em casamentos, festas e outros eventos ao ar livre. Podem ser encontradas em lona, tecido impermeável revestido de PVC e até mesmo com estrutura fixa em plástico. Geralmente são grandes, espaçosas e podem ser decoradas com tecidos e luzes para criar um ambiente elegante. Para casamentos, é muito utilizada a lona cristal, feita com tecido de PVC transparente.

  • Camping

Também conhecidas como barracas, elas podem ser encontradas facilmente em lojas de departamento em algodão, poliéster e nylon. Essa é uma opção popular entre os campistas que desejam um espaço confortável e protegido do clima e dos insetos. Esse modelo não costuma ocupar muito espaço na mochila por serem compactas. Também são fáceis de transportar, pois são leves e relativamente fáceis de montar.

  • Áreas de piscina e lazer 

As tendas para uso em áreas externas em casa, como quintais, pátios ou terraços, são projetadas para serem resistentes à ação do tempo. Elas podem ser feitas de poliéster, algodão e PVC, além de materiais como alumínio e aço. Também existem as tendas retráteis, muito usadas em jardins e bordas de piscina. No entanto, o material e modelo escolhidos dependerão da durabilidade desejada, do clima local e do orçamento disponível. 

Como a tenda foi criada?

A origem da tenda dossel vem dos tempos antigos, por isso conserva esse ar de realeza. Ela foi originalmente criada para proteger nobres e pessoas de alta classe social em suas camas. Durante a Idade Média na Europa, a tenda dossel era usada como uma forma de privacidade e proteção contra as intempéries e insetos.

Com o tempo, o acessório se tornou um símbolo de status e riqueza, sendo usada também em outras peças de mobiliário, como tronos e cadeiras.

Já as tendas para áreas externas eram muito populares entre os egípcios antigos e os persas, que usavam essas estruturas para se proteger do sol durante o dia e dos insetos à noite.

Com o passar do tempo, o acessório passou a ser mais elaborado e decorativo, sendo utilizado por reis e rainhas medievais para marcar seu status e poder. Essas tendas eram feitas com tecidos de seda e adornadas com bordados, franjas e pérolas.

Durante o período barroco na Europa, as vendas atingiram o auge em popularidade, especialmente na França e na Itália. Elas passaram, então, a ser usadas em ocasiões especiais, como banquetes e casamentos reais, adicionando um toque de extravagância ao evento.

Qual é a principal diferença entre as tendas para ambientes internos e externos?

A principal diferença entre as tendas para áreas internas e externas é o material utilizado em sua fabricação. As tendas dossel para áreas externas são geralmente feitas de materiais mais resistentes ao sol e à chuva, como lona, poliéster ou PVC. Já as para ambientes internos podem ser produzidas com tecidos mais leves e delicados, como linho ou seda.

Outra diferença importante é o tamanho da tenda. Para áreas externas, elas costumam ser maiores e, portanto, abrigarem mais pessoas, enquanto as usadas em cômodos são geralmente menores e utilizadas para criar um ambiente aconchegante e intimista.

Qual é a melhor maneira de usar a tenda dossel no apê?

Esse é um ótimo acessório para adicionar elegância e aconchego para qualquer ambiente da casa. Seguem algumas dicas de como usá-la nos cômodos:

  • Sala

Pode ser usada para criar um canto especial para relaxar ou receber visitas. Para criar “refúgios” no ambiente, ela deve ser usada sobre móveis, como cobrir a mesa de jantar. Também pode servir de “pano de fundo” para o sofá, sendo aberta apenas quando você quiser criar um ambiente mais intimista.

  • Quarto

Quando colocada sobre a cama traz aquele ar de realeza. Ela pode ser feita de tecidos leves, o que traz uma transparência e um ar romântico ao local. Além disso, se sobreposta a cabeceira ou uma poltrona, pode criar um ponto focal adicionando um charme extra à cama. A tenda também pode ser utilizada para delimitar um espaço, como um canto de leitura, com tapete e almofadas.

  • Quarto das crianças

As tendas dossel são perfeitas para criar um espaço lúdico no quarto das crianças. Elas ajudam a criar de “camas de princesa” a cabanas de acampamento. O espaço com tecidos leves, luzes e almofadas confortáveis podem criar um “refúgio” para as crianças brincarem, lerem ou tirarem uma soneca. Uma das premissas da decoração montessoriana, aliás, diz que essa é boa alternativa para estimulá-las a ficar dentro dos quartos.

  • Quarto do bebê

Não tem nada mais charmoso e moderno do que usar a tenda dossel como mosquiteiro para o berço. Além de ficar um charme, ela pode ser facilmente fixada no teto ou na parede próximo ao móvel, e oferece proteção contra mosquitos e outros insetos que poderiam incomodar o bebê durante o sono. Elas podem ser feitas com tecidos como tule e voil para que tenham transparência necessária para a proteção, circulação de ar e visualização interna do berço.

É sempre importante verificar, porém, se a tenda está devidamente instalada, longe do alcance das mãos dos bebês, para evitar acidentes, e que esteja sempre limpa para evitar o acúmulo de poeira e outros alérgenos.

  • Quintal ou varanda gourmet

A dossel fica linda quando colocada sobre um banco ou cadeira, criando um espaço para relaxar ao ar livre. Também pode ser usada para decorar festas ao ar livre, como casamentos e aniversários. Além de dar uma cara de “tenda particular” ao ambiente, ajuda a criar um espaço acolhedor e confortável. No quintal, ela pode ser montada para  a proteção do sol e da chuva.

Independentemente de como você escolher usá-la na decoração, tenha certeza de que ela irá adicionar um toque de charme e conforto ao ambiente. Além disso, ter um cantinho pra se “refugiar” após a correria do dia a dia parece ser uma ideia muito boa, não é mesmo?