Você piscou e 2023 já está batendo na porta. E, com o final do ano, vêm as festas, os presentes, as férias, os impostos etc. Mas não se preocupe, pois ainda dá tempo de se organizar e controlar as despesas de final de ano. Confira abaixo algumas ideias que separamos e que você pode tentar colocar em prática para curtir tranquilamente esse momento de confraternização.

Use o décimo terceiro para quitar as dívidas

Esse dinheiro extra recebido pelos trabalhadores registrados em carteira (CLT) pode ser uma “mão na roda” para se livrar de vez dos boletos vencidos ou daqueles que ainda irão vencer. Com a quantia em mãos é possível, por exemplo, negociar um bom desconto para o pagamento à vista da anuidade escolar, quitar parcelas atrasadas do apê ou fazer a antecipação de pagamento do cartão de crédito. Se ainda tiver dúvidas, confira aqui algumas dicas de como usar melhor o seu décimo terceiro.

Faça festas de final de ano que caibam no seu orçamento

Com a inflação ainda alta, tudo fica mais caro. Ainda que você não esteja endividado, que tal fazer uma comemoração mais enxuta e planejada? Uma boa dica é estabelecer um valor máximo no seu orçamento para gastar com as festividades e presentes. Comece economizando no supermercado: anote tudo o que vai precisar para a ceia e, caso receba mais gente em casa, não se envergonhe em propor a divisão de custos.  

Reaproveite com criatividade os enfeites do ano anterior

É improvável que todo mundo se lembre da decoração do Natal que você usou em 2021. Diante disso, reutilize os pisca-piscas, os enfeites, as bolas de árvores e, para dar um ar de renovação, coloque-os em lugares diferentes. 

Você ainda pode se animar a fazer uma decoração do tipo DIY, ou “faça você mesmo”, utilizando material reciclável. Veja aqui como fazer uma decoração de Natal barata, bonita e sustentável.  

Evite fazer despesas de final de ano em gastos por impulso

O final de ano traz um apelo emocional muito intenso e não são só datas como o Natal ou o Réveillon que nos remetem ao consumo. Vale lembrar que em novembro temos a Black Friday, que já entrou para as despesas de fim de ano de muitas pessoas. 

Para não ser seduzido por propagandas e ofertas, pesquise muito bem o preço de tudo e reflita se o gasto em questão faz mesmo sentido ou se você não está apenas se deixando envolver pela euforia do momento. 

Planeje as férias com antecedência 

Viajar no final do ano é uma ótima oportunidade, principalmente, para quem quer conciliar as férias escolares para fazer um passeio em família. Lembre-se, porém, que esse é um período de alta temporada, ou seja, muito procurado pelos viajantes e, consequentemente, mais caro. 

Para evitar dívidas, programe-se com antecedência para conseguir bons descontos. Faça, também, uma planilha com uma estimativa de gastos e tente pagar a maior parte das despesas antes da viagem. E não se esqueça de preparar o seu apê para garantir férias seguras.

Animado para o final do ano? Com essas dicas, um pouco de organização e muito planejamento, você vai poder comemorar em grande estilo e começar o ano sem dívidas.