Morar em um apê pequeno não é um empecilho para ter uma sala de estar dos sonhos. Pelo contrário! Com dicas certas e um pouco de criatividade, você pode otimizar o espaço e transformá-lo em um local perfeito para descansar ou receber amigos. Vem ver algumas soluções utilizadas por decoradores que ajudam a dar a sensação de amplitude em ambientes pequenos.

1. Cores claras nas paredes dão a sensação de amplitude

sala de estar
Foto: Spacejoy/Unsplash

Em salas pequenas, a paleta de cores claras é muito bem-vinda. Escolha opções como branco, bege ou cinza claro, para dar a sensação de amplitude. Essa referência também acompanha a escolha dos mobiliários: sofás de tons neutros abrem a possibilidade do ambiente incluir, pontualmente, cores mais escuras ou mais saturadas em outros elementos decorativos. Você também pode optar por destacar uma parede com cor mais forte, criando um ponto focal interessante. 

2. Móveis multifuncionais otimizam espaço

sala de estar

Móveis como sofás com baú embutido, mesas de centro com espaço de armazenamento ou estantes podem funcionar como divisórias de ambientes. Além disso, você pode usar baús como acento, pufes com compartilhamento interno como sapateira ou mesas com gavetas. Isso cria um espaço extra providencial para o ambiente.

3. Mobílias compactas são perfeitas para espaços pequenos

Poltronas de tamanho reduzido e prateleiras estreitas são ótimos exemplos de móveis que otimizam o espaço da sala de estar. No mercado existem móveis de tamanhos variados, mas você também pode considerar a possibilidade de fazer peças sob medida. Assim, tudo ficará perfeitamente encaixado no espaço que você tem.

4. Paredes são oportunidades para ampliar a área útil

sala de estar
Foto: Freepik

Crie espaços verticais, com nichos e prateleiras, por exemplo, para armazenar objetos decorativos, livros e até mesmo plantas (as pendentes são perfeitas para essa composição). Dessa maneira, o apê ganha mais circulação e uma decoração suspensa caprichada.

5. Espelhos usados estrategicamente podem criar a percepção de espaço maior

Quando são estrategicamente posicionados, os espelhos promovem amplitude no ambiente. Além disso, eles refletem a luz natural, deixando o cômodo mais iluminado e arejado. E o melhor: há modelos de diferentes formatos, cores e tamanhos para compor o décor do seu lar.

Dica extra: priorize-os nos pontos onde existe maior circulação, como halls e paredes que não reflitam diretamente o sofá.

6. Cortinas leves ou persianas permitem a passagem de luz natural

sala de estar

Cortinas bem posicionadas valorizam a parede e garantem beleza. Entretanto, o modelo errado entrega o resultado oposto ao esperado. Em espaços pequenos, não coloque a cortina apenas na área da janela. O ideal é instalar a peça do chão ao teto, dando preferência para uma persiana de modelo romana. Quando o apê tem esquadrias maiores, é possível considerar o uso da cortina por toda a parede, contribuindo com a ideia de continuidade.

7. Peças de decoração menores e mais delicadas evitam sobrecarregar a sala de estar

sala estar

Vasinhos com plantas, quadros pequenos e almofadas coloridas podem dar um toque especial ao ambiente sem ocupar muito espaço.  Por outro lado, evite peças muito grandes e com muitos detalhes. Nesse caso, o menos é mais! 

8. Iluminação artificial também pode ser explorada

Em salas de estar pequenas, a iluminação não pode ser tratada como um mero detalhe. É preciso distribuir a luz de maneira uniforme para todo o cômodo, o que pode ajudar na ampliação. Para um ambiente mais intimista, utilize luminárias de piso, abajures e pendentes para criar diferentes pontos de luz e levar aconchego para o ambiente. É possível até imitar a iluminação natural artificialmente. Contudo, as cores predominantes no ambiente também podem influenciar a iluminação. Por isso, dê preferência para tons mais suaves e pinte o teto de branco para refletir a luz e contribuir com o senso de amplitude.

9. Tapetes ajudam a dar sensação de amplitude na sala de estar

sala de estar
Foto: Spacejoy/Unsplash

Tal qual a cortina, o tapete também entrega sua colaboração para a funcionalidade do ambiente. É recomendado um tapete grande com a cor compatível com o piso para não causar grande contraste. Outra dica é trazer a peça para debaixo dos móveis como sofás, poltronas e o rack, deixando à mostra a maior parte dele. Isso ajuda a criar a sensação de um espaço mais amplo.

10. Não deixe as plantas de fora da decoração

Elas sempre são bem-vindas, seja em ambientes grandes ou pequenos. Em uma sala de estar compacta, é fundamental usar vasos com plantas que não ocupam muito espaço e que podem ser dispostas em prateleiras, móveis ou cantos das paredes. Além de trazer mais cor e vida ao ambiente, elas ainda ajudam a arejar o ar. 

Não esqueça de que a organização é fundamental em espaços compactos.  Mantenha tudo em seu devido lugar e, se precisar, lance mão de divisórias e organizadores para aproveitar ao máximo cada cantinho disponível evitando a sensação de bagunça. Por fim, o mais importante é adaptar as dicas ao seu gosto pessoal e às suas necessidades e de sua família.