Se você tem filhos ou conhece alguém com TDAH, déficit de atenção por atividade, sabe que é preciso ajudá-los a não se “desfocar”. Essa condição crônica faz com que crianças e adultos tenham dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Diante disso, é importante que a casa onde vivem seja a mais organizada possível. Confira a seguir algumas dicas de decoração que podem ajudar a rotina de quem tem TDAH.

Invista em uma decoração que traga serenidade aos portadores de TDAH

Aposte em cores neutras, suaves e que remetem à calmaria como os tons de azul claro ou pastéis. As cores terrosas, como marrom, laranja escuro, mostarda, também são ótimas para estabelecer o foco. Segundo a terapia das cores, os tons quentes e brilhantes são muito estimulantes e podem desencadear a hiperatividade e distração. 

Nos quadros ou papéis de parede evite imagens que tragam agitação

Fuja de fotos, gravuras ou pinturas de carros correndo, esportes, lutas, mares agitados etc. Dê preferência aos temas naturais – uma das tendências de décor para 2023 com imagens de flores, jardins, montanhas, águas calmas, entre outras. Você pode ainda escolher uma parede para fazer um mural – que pode ser de cortiça, de metal ou madeira – com lembretes de coisas a fazer. Esse espaço também pode funcionar como uma agenda, o que ajuda a atenuar os “esquecimentos” de quem tem déficit de atenção.

Os cômodos da casa devem ser usados somente para uma finalidade

Quarto é para dormir, cozinha para se alimentar, sala para relaxar… Usar os ambientes da casa para um único fim é uma das premissas da decoração para quem tem TDAH. Isso, aliás, é o que também prega o Feng Shui. A mesa de trabalho, por exemplo, nunca deve ficar no quarto. É preciso retirar do cômodo para descanso todo e qualquer elemento relacionado ao trabalho, pois traz ansiedade. Se tiver um apê pequeno e isso não for possível, mantenha a escrivaninha o mais longe possível da cama, para não interferir no sono.

Acabe com a bagunça

Se é normal ficar angustiado quando tudo está fora do lugar, imagina para quem tem TDAH? É importante se livrar de coisas sem utilidade e focar em uma decoração organizada. Deve-se evitar decorações excessivas – como o maximalismo – que podem distrair facilmente o portador da doença. Limite ao máximo os objetos dos cômodos, evitando muito móveis e objetos entulhados ou quebrados (Veja aqui como fazer uma decoração minimalista).

Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas ou dos cômodos

Sabe aquela luzinha vermelha que fica ligada mesmo quando os eletroeletrônicos estão desligados? Pois é… Este stand by é uma distração e tanto para quem tem TDAH. No quarto, por exemplo, é aconselhável até não ter TV ou outro aparelho que possa atrapalhar o sono. Ah… e o celular deve ficar bem afastado da cama na hora de dormir. Além de trazer calmaria, desligar essas luzinhas podem te ajudar a fazer uma economia e tanto na conta de luz.

Utilize a aromaterapia para promover o bem-estar de quem tem TDAH

A terapia com aromas tem o objetivo de melhorar o bem-estar. Quando aliada à uma casa limpa e decoração minimalista, a aromaterapia é capaz de reduzir naturalmente e gradualmente os sintomas do transtorno. Aromas  como lavanda, vetiver ou cedro são indicados para acalmar e prevenir a ansiedade. 

Mesmo que você não tenha filhos com TDAH é importante aprender e divulgar essas informações. Mas, para além de ajudar aos que têm déficit de atenção, essas dicas podem trazer bem estar para todos os lares, não acha? Ter organização, disciplina e foco nunca é demais.

Tags