Você sabia que vários condomínios residenciais já permitem que os moradores escolham o seus próprios sistemas de segurança? A medida, porém, é válida desde que a estrutura seja compatível com as normas e regulamentações locais e com as regras do condomínio. Veja a seguir como a segurança estratégica pode ajudar a trazer mais tranquilidade e bem-estar aos condôminos. 

Administração dos condomínios precisa aprovar sistema de segurança

condominios residenciais

Sem dúvida, o nível de segurança em condomínios é uma das maiores preocupações na hora de fazer investimentos em imóveis. Por isso, é importante avaliar os equipamentos usados e sugerir àqueles que melhor se adequam às suas necessidades.

A instalação de sistemas de segurança, porém, pode afetar a estrutura e a estética do prédio. Diante disso, é necessário a aprovação prévia do síndico ou da administradora do condomínio. 

Vale ressaltar, porém, que os custos de manutenção e operação do sistema de segurança, geralmente, são de responsabilidade exclusiva do proprietário, e não do condomínio como um todo.

Custos do sistema de segurança são partilhados entre moradores e administração

Em geral, as despesas são divididas entre todos os condôminos por meio da taxa condominial. No entanto, em alguns casos, podem existir acordos específicos que determinem que essas despesas sejam arcadas por um grupo ou um condômino em particular.

Todo proprietário pode – e deve – ter a opção de instalar o equipamento de segurança que mais se alinhe ao seu estilo de vida. Mas, nesse caso, o pagamento pode variar dependendo do que foi estabelecido no regulamento interno e na convenção do condomínio. 

Já a administração, por sua vez, deve implementar medidas de segurança adequadas, tais como monitoramento por câmeras, controle de acesso, vigilância privada, entre outros recursos tecnológicos disponíveis no mercado. E, em caso de incidentes de segurança, a responsabilidade pode ser atribuída tanto aos moradores quanto à administração do condomínio, dependendo das circunstâncias específicas de cada caso.

Manutenção periódica de equipamentos aumenta proteção nos condomínios residenciais

condominios residenciais

Os equipamentos integrados ao sistema de segurança constituem um dos principais elementos de prevenção de falhas. Por isso, mantê-los em dia e funcionando adequadamente tem importância significativa.

Nessa lista de equipamentos que precisa de manutenção constante, incluem-se:

  • Sistemas de controle de acesso;
  • Sensores de presença;
  • Cercas elétricas;
  • Aceleradores de portão automático;
  • Circuito fechado de TV;
  • Automatização do sistema.

O uso de ferramentas automatizadas é imprescindível para promover o controle de acesso ao condomínio. Assim, com o auxílio da tecnologia, é possível:

  • Ampliar soluções para garantir a segurança dos condomínios;
  • Manter o monitoramento remoto ininterrupto;
  • Controlar o acesso ao prédio de forma mais eficiente;
  • Promover um trabalho integrado entre administradores e condôminos. 

Nível de segurança também depende da conscientização dos moradores

A integração entre administradores e condôminos é fundamental para alcançar resultados satisfatórios em termos de segurança no condomínio. Nesse sentido, os moradores devem estar atentos às normas de segurança do condomínio e reportar quaisquer atividades suspeitas ou comportamentos estranhos para a administração ou para as autoridades competentes. 

Isso estimula uma cultura de maior segurança do condomínio, promove o senso de responsabilidade entre os moradores, reforça a segurança do prédio, bem como das áreas externas e arredores.

Uma alternativa para conscientizar os moradores é realizar treinamentos e palestras sobre a importância da segurança nos condomínios residenciais e procedimentos corretos em situações de emergência.

Já se sente apto a sugerir um sistema de segurança para o seu condomínio? Construtoras e administrações mais modernas já oferecem práticas seguras alinhadas aos padrões de segurança e às tendências do mercado para quem pretende comprar um apartamento. Mas com essas informações, certamente, você já terá uma ideia do que sugerir para se sentir mais seguro.