Está difícil manter a dieta? Adotar maneiras eficientes de utilizar os espaços do seu apartamento pode ser a chave para manter uma alimentação saudável. Desde arrumar a despensa de forma coordenada até adotar gadgets para te lembrar de não comer fora de hora, existem diversas estratégias que podem ajudar a manter o foco. Vem ver os truques que você pode usar em cada cômodo para não cair em tentação.

Planeje os cômodos para manter o foco na alimentação saudável

Nem sempre é fácil resistir às tentações, mas algumas adaptações dos espaços pode apoiar suas escolhas alimentares nutritivas. Por exemplo, fazer uma organização eficiente na cozinha, criando um cantinho para temperos ou mesmo transformando a área de refeições acolhedora, já são o suficiente para relembrar as suas restrições.

Aqui vão algumas ideias para organizar os ambientes e ajudar a manter o foco:

1 – Acessórios de cozinha aliados da alimentação saudável

  • Balança de cozinha: pode ser usada para medir as porções dos alimentos e controlar a quantidade de calorias consumidas.
  • Liquidificador e processador de alimentos: são ideais para preparar smoothies, sopas saudáveis ​​e molhos caseiros com facilidade. As versões compactas são ideais para trazer mais praticidade, sem ocupar muito espaço.
  • Espiralizador: com ele é possível transformar vegetais como abobrinha e cenoura em macarrão de baixa caloria, substituindo massas tradicionais.
  • Frigideira antiaderente: permite cozinhar refeições com menos gordura, pois requer menos óleo ou manteiga para evitar que os alimentos grudem.
  • Imãs de geladeira: modelos em formato de legumes e verduras podem ajudar a lembrar o que precisa ou não ser reposto. De certa maneira, isso evita a compra por impulso e, também, a mania de ficar abrindo o refrigerador a toda hora.

2 – Itens essenciais para uma despensa sem distrações

  • Potes herméticos: são ideais para armazenar lanches saudáveis, como castanhas, sementes, frutas secas e barras de cereais, mantendo-os frescos e visíveis.
  • Potes de vidro: é a solução perfeita para armazenar alimentos, como saladas no pote, proporcionando praticidade ao organizar e facilitando a visualização dos ingredientes disponíveis.
  • Horta caseira: ter especiarias e temperos sempre à disposição é uma maneira de adicionar sabor às suas refeições, sem adicionar calorias extras.

3 – Sala de Jantar acolhedora

  • Mesa ou bancada para refeições: crie um ambiente agradável e convidativo para as refeições saudáveis em família. Opte por uma mesa confortável e decore o espaço de forma agradável, com cores suaves e elementos naturais, promovendo uma atmosfera tranquila e relaxante. Evite distrações, como televisão ou dispositivos eletrônicos, durante as refeições para que todos possam se concentrar na comida e nas conversas.
  • Pratos menores: opte por pratos de tamanho menor para controlar as porções e evitar excessos.
  • Copos e garrafas reutilizáveis: tenha garrafas de água e copos reutilizáveis ​​à mão para se manter hidratado ao longo do dia.
  • Relógio despertador: um bom sono é importante para a saúde em geral, incluindo a alimentação saudável. Ter um relógio de parede ou despertador ajuda você a estabelecer uma rotina de sono regular e garantir horas adequadas de descanso.
  • Flores ao invés de alimentos: o quarto é um lugar destinado ao descanso e relaxamento, portanto, é importante mantê-lo livre de alimentos. Evite armazenar doces, salgadinhos e refrigerantes neste espaço. Em vez disso, ocupe as mesinhas e criados mudos com vasos de flores e as gavetas com acessórios como bijoux ou maquiagens. Deixe para comer somente na hora das refeições e isso ajudará a evitar o consumo excessivo de calorias antes de dormir, promovendo um sono mais tranquilo.

4 – Escritório sem distrações

  • Garrafa de água: tenha sempre uma por perto para se manter hidratado ao longo do dia.
  • Fruteira com frutas frescas: é ótima para lanches rápidos e saudáveis. Evite manter alimentos não saudáveis próximos à sua estação de trabalho, para evitar a tentação de comer compulsivamente enquanto trabalha. Mas não substitua as refeições. Na hora do almoço, jantar ou lanches, se alimente na mesa da sala ou cozinha.
  • Assistentes de voz: esse aparelho pode ser programado para te lembrar, por exemplo, de beber água ou que está na hora de comer. É necessário, porém, avaliar o custo/benefício, pois ainda não é uma tecnologia tão barata.

A consistência e a motivação pessoal são essenciais para alcançar seus objetivos de alimentação saudável. No entanto, adaptar seu ambiente doméstico é um “empurrãzinho” muito bem-vindo para facilitar a adoção de hábitos saudáveis.