Sabia que existe mais uma chance de você quitar suas dívidas ainda este ano e, assim, dar um passo em direção à conquista da sonhada casa própria? O Desenrola Brasil, programa emergencial de renegociação de dívidas privadas de pessoas físicas inadimplentes, foi prorrogado até 31 de março de 2024. Para saber como isso pode te ajudar a dar um up nas finanças e comprar o seu apê, o S&M traz dicas e informações de Gabriela Duarte Dias, especialista em projetos e processo de cobrança da MRV&CO.

De que forma o Desenrola Brasil pode ajudar a conquistar a casa própria?

de que forma o desenrola brasil pode ajudar a conquistar a casa propria

Essa é uma ação que visa diminuir o número de famílias inadimplentes no País. Portanto, ao limpar o nome no SPC/Serasa, consequentemente, o Score de crédito – pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador – melhora. Ou seja, o comprador aumenta suas chances de aprovação do financiamento imobiliário para a compra da casa própria. 

É possível quitar a dívida de financiamento imobiliário?  

As parcelas em atraso que foram negativadas podem ser negociadas pelo Desenrola Brasil, mas as dívidas de financiamento, não! Nesse caso, o melhor caminho – se houver algum valor em aberto -, é tentar negociar e regularizar a dívida diretamente com a instituição financeira onde você fez o financiamento. Lembrando que a MRV faz toda essa negociação para os seus clientes.

De que maneira o Desenrola pode impactar na compra e venda de imóveis?

Como o programa visa reduzir o número de pessoas inadimplentes no Brasil, certamente, isso aumentará o número de famílias qualificadas para o financiamento. Dessa maneira, a melhoria do acesso ao crédito impulsiona a demanda por imóveis, beneficiando tanto vendedores quanto compradores. Além disso, os clientes podem continuar o seu financiamento ou quitar sua dívida, passando a ser oficialmente o dono do imóvel.

Qual é a importância do programa para o acesso à moradia?

O Desenrola oferece condições para o cliente negociar sua dívida, garantindo uma alternativa de regularização e redução dos juros. E, ao reduzir a dívida existente, melhorando o histórico de crédito e liberando capital, torna-se mais viável obter a aprovação do financiamento com melhores condições para o acesso à moradia.

Por que é tão importante regularizar as dívidas?

Primeiramente, isso é fundamental para proteger a sua situação financeira, manter linhas de créditos aprovadas e evitar consequências negativas. Mas, para além de contribuir para uma saúde financeira a longo prazo e mais “paz de espírito”, também evita consequências legais, como uma possível penhora de bens.

Quem pode participar do Desenrola Brasil?

  • Devedores Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até 2 (dois) salários-mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão negociar suas dívidas com desconto.
  • Podem ser renegociadas as dívidas que tenham sido negativadas de 2019 a 2022, e cujo valor atualizado seja inferior a R$ 20 mil.
  • A Plataforma do Desenrola Brasil disponibiliza a lista de dívidas que poderão ser negociadas no Programa, o desconto ofertado pelo Credor e a respectiva situação de cada uma delas. Para isso, é preciso ter e acessar a conta do gov.br.
  • As negociações são feitas totalmente por meio digital pelo site Gov.br .

Para mais informações sobre como participar do Desenrola Brasil, clique na página do programa.

Renegociação pode agilizar a compra do apê

Sabendo da importância que a casa própria tem para os brasileiros, a MRV oferece todo o suporte aos inadimplentes. A empresa disponibilizou condições de pagamento favoráveis para os clientes que estão com dificuldades financeiras, oferecendo altos descontos para quitação ou refinanciamento das dívidas para tornar os pagamentos mais acessíveis. Para isso, consulte os canais digitais da MRV pelo WhatsApp (31) 9900-9000 ou pelo site meuape.mrv.com.br. “Resolvemos fazer parte desse movimento, contribuindo para que o sonho da casa própria se concretize de fato e as famílias voltem a ter crédito no mercado, diminuindo o déficit habitacional no país”, diz Gabriela.

Veja também: 5 dicas para aproveitar o Desenrola Brasil.