Aderir ao consumo consciente não é mais apenas uma questão de economia, mas de empatia. Você sabia que a reciclagem pode transformar o lixo em matéria-prima para novos produtos? Por isso é tão importante separar e destinar corretamente os resíduos gerados, tanto no apê, quanto no condomínio. Confira abaixo algumas dicas de como fazer uma coleta seletiva eficaz para o reaproveitamento.

Tenha pelo menos duas lixeiras para reciclagem

lixo

Separe um recipiente para colocar plásticos, vidros, metais e papéis. O outro, você vai reservar para resíduos orgânicos, como restos de comida, plantas e rejeitos, como papel higiênico, absorventes e fraldas descartáveis usados. E lembre-se de nunca colocar qualquer “lixo” fora das lixeiras. Ah… Se não houver coleta seletiva no seu bairro, você pode levar seus resíduos até um Ponto de Entrega Voluntária (PEVs). Consulte aqui o PEV mais próximo da sua casa.

No condomínio, os resíduos recicláveis devem ter local correto para o descarte

lixo

Após serem avaliados, os resíduos recicláveis devem ser colocados em um local indicado pela administração/síndico. O lixo costuma ficar armazenado até que o serviço de coleta passe em dia previamente agendado. 

Recolha o lixo dos espaços coletivos do condomínio

Quando usar ambientes de convivência como brinquedotecas, academias, dentre outros, não deixe lixo no local. Leve consigo qualquer resíduo utilizado – por exemplo, copos e garrafas d’água descartáveis, lenços de papel higiênicos ou de papel, e jogue-os em lixeiras corretas.

Limpe toda e qualquer sujeira do seu pet 

Estar caminhando no condomínio e pisar nas necessidades fisiológicas de um animal de estimação pode ser muito desagradável. Diante disso, leve consigo sempre um saquinho biodegradável para descartar as fezes do seu cão e as jogue na lixeira de orgânicos do seu apê (veja aqui as regras de boa convivência com pets em condomínios). Caso o condomínio disponibilize lixeiras para esse tipo de lixo, tudo bem, mas, caso contrário, arque com a sua responsabilidade.  

Viu como é fácil se tornar um consumidor consciente? Cuidar do lixo gerado pode trazer muitos benefícios para você, para o seu vizinho e, sobretudo, para o meio ambiente.

Conteúdo produzido em parceria com o Instituto Akatu.