A trend “Primeiro você começa, depois você melhora” viralizou nas redes sociais, mostrando que grandes conquistas começam com pequenos passos. E se o seu sonho é conquistar a casa própria, esse tem mesmo que ser o seu mantra! Diante disso, veja como acompanhar cada etapa da jornada, desde a organização financeira até a escolha da decoração, para que você possa desfrutar o processo e, finalmente, dizer: “Eu consegui!”.

1. Primeiro você começa: organizando as finanças para comprar o apê

primeiro você começa
Foto: Perfect Wave/ Shutterstock

É a hora de colocar na trend aquela foto do planejamento. Na imagem, você está na casa antiga fazendo contas e pensando nos próximos passos da sua jornada. Antes disso, porém:

  • Comece com um raio-x das suas finanças. Liste todas as suas receitas e despesas, identifique os gastos desnecessários e trace um plano para eliminar as dívidas. E se você não sabe por como começar, veja aqui 5 dicar pra começar o seu planejamento financeiro do zero!
  • Defina um valor mensal para economizar, mesmo que seja pequeno. A disciplina é fundamental! Crie uma reserva de emergência e explore opções de investimento para fazer seu dinheiro render.
  • Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos. Use ferramentas como planilhas ou aplicativos de controle financeiro para acompanhar seus gastos e garantir que você esteja no caminho certo.

2. A busca pelo apê ideal: onde o sonho começa a se tornar realidade

primeiro você começa
Foto: Elnur/ Shutterstock

Qual o tamanho ideal? Quantos quartos? Qual a localização perfeita? Primeiramente, defina o apê dos sonhos.

  • Pesquise bairros, infraestrutura e opções de transporte. Sabia que dá até para avaliar a segurança do imóvel antes de se mudar. Aprenda aqui!
  • Explore sites imobiliários, visite feirões, converse com corretores e compare diferentes opções. A pesquisa é a chave para encontrar o apê que caiba no seu bolso e atenda às suas necessidades.
  • Pesquise as diferentes opções de financiamento disponíveis, como Minha Casa Minha Vida, consórcios e financiamentos bancários, e verifique se o estado em que você mora também oferece subsídios para a compra do primeiro apê. Simule valores de parcelas e analise as taxas de juros.
  • Agende visitas aos imóveis que mais te interessam. Observe a estrutura, o estado de conservação e a vizinhança. Tire todas as suas dúvidas e tome uma decisão consciente.

3. Formalizando a compra: do contrato às chaves do seu apê

Foto: fizkes/ Shutterstock

Com o apê em vista, tá na hora começa o processo de compra. Reúna todos os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de renda, certidão de nascimento ou casamento, e comprovante de residência. Verifique a documentação do imóvel, como matrícula atualizada, certidão de ônus reais e habite-se.

Caso opte pelo financiamento, reúna a documentação exigida pelo banco e acompanhe o processo de aprovação. Simule, então, os valores das parcelas e analise as taxas de juros para escolher a melhor opção. Com tudo aprovado, é chegado, então, o momento de fazer aquela foto da assinatura do contrato da sua conquista:

Contrato de compra e venda:

Leia atentamente o contrato, tire todas as suas dúvidas e certifique-se de que todas as cláusulas estejam claras e de acordo com o combinado. Conte com o auxílio de um advogado especializado em direito imobiliário para ter mais segurança.

Escritura e registro:

primeiro você começa
Foto: wee dezign/ Shutterstock

Após a aprovação do financiamento (se aplicável) e a assinatura do contrato, é hora de lavrar a escritura pública em um cartório de notas. Registre a escritura no cartório de registro de imóveis para garantir a transferência da propriedade para o seu nome.

Chaves na mão:

Após o registro da escritura, você finalmente recebe as chaves do seu apê! Realize uma vistoria completa do imóvel para verificar se tudo está de acordo com o combinado.

4. O apê é seu! E agora? Primeiro você começa, depois você melhora

primeiro você começa
Foto: PeopleImages.com – Yuri A/ Shutterstock

Essa é a “hora da virada” na trend da sua vida. Foto entrando no apê vazio, pois aí é que começa a jornada da decoração.

  • Comece com os móveis e eletrodomésticos essenciais: cama, sofá, mesa, fogão, geladeira. Busque funcionalidade e o conforto, mas priorizando o básico para não comprometer a sua renda. Lembre-se, o importante é começar. Depois você pode ir completando o seu lar ou trocando os itens por aqueles dos seus sonhos.
  • Adicione seu toque pessoal com objetos de decoração que reflitam sua personalidade. Quadros, plantas, almofadas, tapetes… Transforme seu apê em um lar aconchegante.
  • Explore revistas de decoração, sites e redes sociais em busca de ideias. Use a criatividade para criar um ambiente único e especial, mas gastando pouco. Utilizar-se da técnica de upcycling, criar com paletes e até mesmo caixotes de madeira podem ser uma maneira inteligente aproveitar aos máximos os recursos e economizar com estilo. Assim, com certeza você não vai cometer esses 5 erros de quem decora o primeiro apê.
  • Não precisa decorar tudo de uma vez! Vá comprando os móveis e objetos aos poucos, de acordo com o seu orçamento. O importante é aproveitar cada etapa da jornada.

5. O grande final: a celebração da conquista

Compartilhe a alegria usando a hashtag #PrimeiroVocêComeça para mostrar sua conquista e inspirar outras pessoas. Compartilhe fotos do seu apê, dicas de decoração e histórias da sua jornada: aproveite cada momento e as menores conquistas!

Primeiro você começa: a compra do apê é apenas uma nova fase da sua vida 

Foto: Krakenimages.com/ Shutterstock

A trend “Primeiro você começa” nos ensina que, com planejamento, disciplina e perseverança, podemos conquistar qualquer sonho. A compra do apê próprio é uma jornada desafiadora, mas extremamente gratificante. Portanto, curta o processo, planeje o futuro, defina novas metas e continue construindo seus sonhos.