O rack suspenso é um desses truques ideais para trazer uma sensação de amplitude aos ambientes compactos. Além disso, por ficar pregado à parede, deixa o chão mais livre dando um toque diferenciado à peça, que passa a cumprir uma função decorativa no cômodo. Veja a seguir como você pode usar esse móvel para deixar o seu lar mais bonito e funcional. 

Como escolher o rack suspenso ideal?

Para que esse móvel traga a funcionalidade desejada, é preciso avaliar o estilo do ambiente e o que você pretende dispor sobre ele. O modelo  suspenso pode ser encontrado em diversos modelos, tamanhos e cores, adequando-se a diferentes estilos de decoração. Alguns deles contam com prateleiras, nichos, gavetas e até mesmo painel para TV LED.

Como proporciona bastante espaço para armazenamento, você pode usar para colocar eletrônicos, livros, objetos decorativos e outros itens. No entanto, é preciso ficar atento às regras dos fabricantes quanto às limitações de peso. Como é fixado na parede, ele geralmente tem uma capacidade de peso menor do que os racks convencionais. Isso significa que você precisa ter cuidado para não sobrecarregar o móvel e ter atenção especial ao tipo de parede. As de dry wall, por exemplo, demandam uma instalação com buchas específicas.

Uma boa opção para quem tem paredes que não comportam peso é usar o rack com pés palito. Nesse caso, eles não ficam fixos na parede mas, por terem apoio suspenso, também otimizam o espaço e deixam o chão mais livre para a limpeza. 

O móvel pode ser instalado em qualquer lugar?

Em qualquer ambiente sim, mas não em qualquer parede. A instalação do rack suspenso pode exigir mais habilidade do que a montagem de um convencional, pois é importante garantir que a parede esteja resistente o suficiente para suportar o peso do móvel e dos objetos que serão armazenados nele.

Em alguns casos, pode haver restrições, como em paredes de gesso cartonado. Esse material não é considerado adequado para suportar o peso do móvel e seus objetos. 

Qual é a altura ideal para instalar um rack suspenso?

Se for um rack com painel para a TV, o ideal é instalá-lo 1,5 metro acima do chão, contando do centro da tela do televisor. É importante verificar, também, a altura em que a TV ficará no rack. A medida padrão é de, no mínimo, 50 cm acima do assento do sofá.

No entanto, antes de comprar o móvel e fazer a instalação, é importante medir o tamanho da sua sala e o espaço que tem para colocá-lo. O painel não pode ficar muito próximo ao teto, pois pode deixar o ambiente desproporcional e tornar desagradável a hora de assistir à TV.

Se a ideia for usar o espaço embaixo do rack suspenso para colocar puffs, banquinho ou sapateiras, posicione o móvel a uma distância adequada para garantir que eles caibam. Aconselha-se deixar uma distância de 5 cm entre puffs e o rack. Não é recomendado colocar baús debaixo dos racks, pois é necessário deixar a distância total da medição da tampa para que eles possam abrir tranquilamente.

Qual estilo de rack usar em cada ambiente?

Como existem vários modelos de rack disponíveis no mercado, é possível adaptá-lo a qualquer cômodo. O rack bancada suspensa com prateleiras, por exemplo, é ideal para quem tem vários objetos decorativos como porta-retratos, souvenirs de viagens ou plantas. Fica perfeito em salas, escritórios e quartos, principalmente, para quem tem alguma coleção e pretende deixá-la à mostra.

Já o rack com painel é ideal na sala e quarto quando se quer dar ênfase à televisão. Ao deixar o aparelho na parede, você cria um ponto focal otimizando a área e criando um ambiente espaçoso e aconchegante para ver filmes, jogar videogame ou receber amigos. 

Há opções com ou sem portas para os nichos e alguns até com gavetas, o que facilita guardar controles remotos, DVDs, entre outros acessórios.

Como você viu, o rack suspenso é ideal para quem deseja otimizar o espaço, sendo perfeito para deixar ambientes pequenos mais charmosos e funcionais.  Com uma vantagem adicional: por ser suspenso, ajuda bastante na hora da limpeza.