Quem mora em um apartamento compacto precisa encontrar soluções inteligentes para aproveitar ao máximo cada cantinho. Os ambientes integrados são uma estratégia de sucesso para isso. Confira a seguir algumas dicas para você se inspirar e aproveitar essa combinação de espaços em seu apartamento.

ambientes integrados 1

Explore ao máximo os elementos dos ambientes integrados

Além de apostar em cores claras, espelhos e outros truques decorativos, quem busca por ambientes mais amplos também pode optar pela remoção das paredes em determinados cômodos. Cozinha aberta, varanda integrada e salas de estar e jantar no mesmo ambiente são alguns exemplos de como dois (ou até mais!) espaços podem funcionar muito bem juntos.

Iluminação

Uma ótima forma de deixar a integração dos ambientes bem evidente é utilizar uma iluminação padrão para eles. Por exemplo: se você quer integrar as salas de estar e jantar, aposte em sancas com lâmpadas de led brancas, pois esse tom deixa o ambiente mais iluminado, vivo e dá uma sensação de maior amplitude a ambientes pequenos.

Pintura

Por falar em amplitude, se você mora em uma casa ou em um apartamento pequeno e deseja que os espaços pareçam maiores, aposte em cores claras e de preferências foscas, além dos tons pastel. Mas isso não quer dizer que você precisa deixar os espaços totalmente monocromáticos e sem graça. O legal da decoração é que você pode brincar com objetos e móveis para deixar cada canto mais charmoso, descontraído e com o seu estilo.

Se você optar pelas cores neutras nas paredes, pode abusar das cores em detalhes, como nos acessórios, (almofadas e banquetas, por exemplo), ou brincar com os diferentes tons de uma paleta de cores na mobília. Assim, você quebra a seriedade das cores claras, sem prejudicar a fluidez do espaço. E o melhor: fica muito mais fácil e econômico, se você enjoar das cores e desejar dar uma renovada no visual do seu apê.

Mobílias e acessórios

Outro detalhe que ajuda a demarcar e a diferenciar um cômodo do outro é o tapete. Na sala de estar ele faz uma separação visual agradável. Mas quando o assunto é sala de estar e jantar integradas, a melhor escolha para manter a harmonia entre os ambientes é optar por mobílias que tenham o mesmo tipo de acabamento, sejam eles madeira, acrílico ou aço. Dessa forma os ambientes integrados ficam também harmonizados.

Acabamentos

Para quem ficou com vontade de deixar os ambientes integrados em casa, a dica é manter o mesmo piso, para dar sensação de continuidade, e investir em uma decoração comum a ambos os espaços, para dar unidade visual e harmonia.

Para ambientes como salas de estar e jantar, o piso laminado combina o conforto do acolhimento que a madeira traz com a praticidade que o dia a dia pede. Já para locais como cozinha e sala de jantar, o piso em cerâmica ou porcelanato são as melhores opções. Cada um com seus benefícios: a cerâmica por ter um valor de investimento mais em conta e o porcelanato por oferecer um acabamento mais polido e refinado.

Assim, os ambientes integrados formarão a dupla perfeita para o conforto e o bem-estar seu e da sua família.